sábado, 20 de dezembro de 2008

RJ – 232 ligando São Francisco a Guaxindiba está interditada

Neste ponto, onde o asfalto cedeu, que os moradores abriram uma vala. Embaixo da pista passa o valão do Rio Guaxindiba.


Utilizando uma patrol, moradores de Guaxindiba e Ilha dos Mineiros cortaram o asfalto da RJ-224 no trecho por onde passa as águas do Rio Guaxindiba que deságua no mar. Segundo o comandante da Defesa Civil Coronel Silas, a vala na pista da RJ-232 foi aberta sem consentimento da prefeitura municipal de SFI. “Quem for pego abrindo crateras ou valas no asfalto será preso”, disse Silas. O comandante Silas disse que até entende o desespero dos moradores que estão com suas casas inundadas. “Acontece que o morador não pode sair por aí abrindo buracos em estradas pensando que vai acabar com as águas represadas. Ao invés de ajudar ele acaba tumultuando. Agora a pista está interditada. Numa emergência, uma vida para ser salva precisa da pista livre. Qualquer ação tem que ser comunicada a Defesa Civil”, disse. Ilha dos Mineiros e Guaxindiba estão com vários pontos de alagamentos e dezenas de moradores com as casas inundadas. As famílias estão alojadas no Praia Clube Guaxindiba e no Salão do Jorge.

DER ainda não tomou conhecimento da situação

Uma viatura da Polícia Rodoviária Estadual de Imburi, em SFI, informa aos motoristas no trevo para Guaxindiba que a RJ-232 está interditada. O DER – Departamento de Estradas de Rodagem ainda não foi comunicado, pela prefeitura municipal, que a estrada, por onde passa o valão do Rio Guaxindiba, está interditada. Esse procedimento devera ser feito na segunda-feira, pelo que tudo indica. O objetivo dos moradores, com a abertura de uma vala na pista foi aumentar o escoamento das águas das propriedades inundadas às margens da Rodovia. As águas desde valão seguem até o mar em Guaxindiba.

3 comentários:

Anônimo disse...

O unico meio de chegar a guaxindiba é por santa clara entao?

Anônimo disse...

Mais uma OMISSÃO E FALHA DESSE GOVERNO INOPERANTE,que deveria ter comunicado ao FUNDER sobre a situação em que se encontra a ESTRADA ESTADUAL(RJ 232)que liga São Francisco a Barra de Itabapoana via litoral,pq essa CRATERA que se vê na foto não surgiu agora com essa questão das chuvas e enchentes e o Governo Municipal e/ou Secretaria de Obras teria por obrigação fazer a comunicação e cobrança para o DER efetuar os reparos;discordo do CEL SILAS quando diz que a vala foi aberta sem o consentimento da PREFEITURA,pq a prefeitura não tem autonomia pra dar essa autorização,ele está equivocado;agora pq ele da DEFESA CIVIL não comunica ao DER pra fazer a recuperação do local em carater emergencial ao invés de ameaçar de prisão aos moradores que estão passando por apuros e que no desespero tentam se libertar desse caos no qual estamos vivendo.Esses irresponsaveis ainda vão esperar a segunda-feira ,se é, que vão fazer,pela omissão que é um crime não tem prisão tbm Coronel?Fala sério?Ao invés de ameaçar ,oriente a População que não se pode destruir o Patrimonio Público ,esse tipo de foi praticada pela inoperancia desse Governo,que até pra se fazer uma comunicação oficial ao Órgão responsável de uma situação que oferece riscos na via pública tem dia e hora marcada,essa DEFESA CIVIL precisa se guarnecer,se capacitar pra prestar socorro na hora em que precisamos,pq até num momento de desespero que buscamos ajuda temos resposta ensaiada do RELAÇõES Públicas que infelizmente não pode atender,por duas vezes ao telefone busquei ajuda com a agua invadindo a minha residencia e só obtive essa resposta e nenhuma orientação que acrescentasse pra solucionar o meu problema e se eu não buscasse apoio de amigos talvez um pior tivesse acontecido pq essa DEFESA CIVIL nem o telefone a partir de uma certa hora foi atendido.Busca ajuda na Secretaria de Obras,a pessoa ainda tem que ouvir funcionario declarar que não votamos no Sr Pedro Cherene e agora queremos ajuda,isso tbm é um Crime,pq pagamos IMPOSTOS ao ÓRGÃO Público,para termos serviços de Qualidade e se nesses 8 anos tivessemos SANEAMENTO muita coisa no centro da cidade seria evitado.Agora só nos resta pedir a Deus para nos proteger e aguardar o nosso Prefeito Eleito tomar posse e montar uma politica de urbanização da cidade,investir no Saneamento,fazer nesse seu Governo,o que o DESGOVERNO nos tirou ...

Anônimo disse...

Há muito tempo São Francisco virou "terra de ninguém". Esse tipo de situação só acontece por falta de "autoridades constituídas"...A "ausência de autoridade" pode trazer consequências ainda maiores. Esperamos que o novo governo dê um basta em tudo isso e realize principalmente obras de Saneamento Básico nas áreas urbanas. São obras que ficam "em baixo do chão" e nenhum politico gosta se fazer. Vamos ver como vai se comportar o prefeito eleito neste particular.

Abraços!

Jorge Ramos