quarta-feira, 29 de setembro de 2010

TRE-RJ vai facilitar voto de eleitores idosos ou com dificuldade de locomoção


Para garantir o conforto de eleitores idosos ou com dificuldade de locomoção, o presidente do TRE-RJ, desembargador Nametala Jorge, recomendou aos juízes das 249 Zonas Eleitorais fluminenses que cadeiras vazias permaneçam disponíveis nos locais de votação. Uma vez constatada a necessidade ou quando solicitado, os mesários estarão orientados a colocar a cadeira na cabine de votação, para permitir que esse eleitor vote sentado.
Também para auxiliar a votação de portadores de necessidades especiais, o TRE-RJ promoveu alterações em locais de votação na circunscrição da 188ª ZE, responsável pela fiscalização da propaganda no município do Rio. A medida atinge os 8.838 eleitores de 20 seções, antes instaladas em três colégios na comunidade de Vila Cruzeiro e que passam a funcionar no quartel do Corpo de Bombeiros, na Penha. Boa parte desse eleitorado é composta por idosos, que vão ser beneficiados com o acesso facilitado às urnas.
Além disso, o TRE-RJ vai disponibilizar cadeiras de rodas ao eleitor da Vila Cruzeiro com dificuldade de locomoção no quartel do Corpo de Bombeiros e em outros dois colégios da comunidade que permanecem como locais de votação. Ao todo, quatro cadeiras de rodas vão assistir o eleitor dessas seções eleitorais, todas obtidas a partir de apreensões dos fiscais do TRE-RJ em centros sociais vinculados a políticos que praticavam propaganda irregular. Quatro ônibus cedidos pela Fetranspor ao TRE-RJ vão realizar o transporte gratuito dos eleitores da Vila Cruzeiro.

Nenhum comentário: