quarta-feira, 10 de novembro de 2010

FEBRE AFTOSA X MENINGITE

Recebemos e-mail com pedido de publicação do texto abaixo de autoria do internauta Tarcizo Martins da Fonseca. Morador de Gargaú.
.
Não poderia ficar calado diante da nota divulgada pelo BLOG, no que tange o carinho e cuidados com o rebanho bovino de SFI como segue a nota: “Terá início na próxima segunda-feira (08/11) a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa bovina em São Francisco de Itabapoana. A prefeitura disponibilizará cerca de cinco mil doses da vacina, gratuitamente, para todo o pecuarista cadastrado que possua até 25 cabeças de gado. O período de vacinação será até o dia 30 de novembro”. E nós seres humanos como ficamos diante do quadro de Meningite que assusta e mete medo, pavor a todos nós, principalmente aos moradores de Gargaú. Será que a nossa vida vale menos do que a saúde de um boi? Onde está este mesmo poder publico que cuida da saúde do rebanho bovino de SFI e dá as costas à população deste mesmo município? É lamentável o que anda acontecendo com a nossa saúde principalmente no que diz respeito à prevenção de doenças fatais como é o caso da meningite, onde sabemos que a vacinação em massa ainda é a forma mais benéfica e economicamente falando para o município e o estado. Alguém tem noção do custo de uma diária de um paciente internado com suspeita ou mesmo a confirmação da meningite? Uma diária daria para comprar quantas doses da vacina? Alguém tem parâmetros para avaliar a dor e sofrimento de uma família que tenha um parente com meningite? Bem, se o nosso município só se dispõe a distribuição gratuita da vacina contra a febre aftosa porque não fazer este mesmo esforço em relação à vacina contra a meningite que custa atualmente R$ 130,00 (cento e trina reais) para quem desejar se vacinar por conta própria. Não é justo expor a nossa população a este sacrifício financeiro, quando sabemos que muitos não podem pagar pelo que seria um dever do Poder Publico. Espero que a Secretaria de Saúde do nosso município de SFI, reflita, avalie e mude de atitude em relação ao comportamento atual que é de total omissão em prestar mais este socorro à tão sofrida Gargaú.
Atenciosamente
Tarcizo Martins da Fonseca. Morador de Gargaú

Um comentário:

Thiago Rodrigues disse...

Rapaz é Imprescindível que a secretaria de saúde junto ao prefeito adquira logo essas vacinas e distribua para o povo, não só de Gargaú mais sim de todo município, porém não podemos em hipótese alguma fazer um paralelo com a saúde de um boi, pois a febre aftosa assim como a meningite também é um problema importantíssimo para a sociedade, que deve ser combatido, a diferença é que a campanha da aftosa é financiada por um recurso disponibilizado e definido por lei e vocês todos sabem que onde tem recurso tem "geração de renda", já a meningite não, vai comprometer tal renda dos cofres municipais, pois é.
Thiago Rodrigues