domingo, 10 de abril de 2011

Artesãs sanjoanenses visitam feira no Rio de Janeiro


Um grupo de 30 artesãs integrantes do projeto “Artesanato é a Nossa Cultura” – projeto do Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura da Prefeitura de São João da Barra - realizou visita e participou das oficinas da 5ª Rio Artes Manuais. O evento acontece no Centro Cultural da Ação da Cidadania Maurício Andrade no bairro da Saúde, região portuária da cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 10 de abril.

Segundo a organização, o local está abrigando 30 expositores e são realizadas diariamente cerca de 200 oficinas. A visita fez parte de um conjunto de ações que visam o aprimoramento técnico dos artesãos do município, além de proporcionar um intercâmbio com artesãos de outras cidades. Nesse sentido as sanjoanenses já visitaram a Feira da Providência no Rio de Janeiro, a Feira Internacional de Artesanato de Belo Horizonte e a Feira Luxo do Lixo, promovida pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, de Campos dos Goytacazes.


O grupo de São João da Barra participou de oficinas de fitas, pintura em porcelana, biscuit, bijuteria em couro, customização em roupas, tingimento, decoupagem e pintura em vidro. Dona Maria Lindaura das Neves Meireles, artesã moradora de Atafona, conta que essas viagens são de grande proveito para os trabalhos que realiza. “Sempre que posso eu viajo, considero que são momentos únicos para nós que trabalhamos com artesanato. É sempre uma nova técnica que a gente aprende, um jeito novo de fazer uma peça, uma forma mais eficiente e até mesmo mais barata”. Ivone Flores, responsável pela viagem, faz seus trabalhos artesanais em Grussaí e também não perde uma viagem. “Não perco mesmo, até porque é difícil encontrar um município que valoriza o trabalho do artesão. Quando falamos para artesãs de outras cidades que a Prefeitura de São João da Barra é que patrocina nossas viagens, elas nos falam que vão mudar para a cidade”, enfatiza Ivone.

Nenhum comentário: