domingo, 5 de junho de 2011

Manifestação dos bombeiros de Cabo Frio acompanhada pelo Blog

"Bombeiros. S.O.S , heróis estão presos".


Esposas dos bombeiros presos utilizam esmalte vermelho na mensagem dos carros da família.




Em frente ao Quartel de Cabo Frio um porta-voz do movimento, o bombeiro Richard, conversa com o blogueiro.



Faixas de protesto em frente ao Quartel de Cabo Frio

.
O Blog do Paulo Noel, que estava em Cabo Frio, neste final de semana na cobertura da XXVI Conferência Distrital do Rotary Internacional, Distrito 4750, que aconteceu no Club Tamoio, na Av. Nilo Peçanha, próximo ao Quartel do Corpo de Bombeiros de Cabo Frio, teve a oportunidade de conversar com algumas lideranças do movimento, sobre a prisão dos 439 bombeiros na manhã de sábado (4), durante uma ação da PM, após invadirem o Quartel Central da corporação, no Centro do Rio de Janeiro, na noite de sexta-feira (3).
Familiares aliados aos soldados que não foram presos organizaram um movimento pacífico e pediram apoio da população. As esposas dos bombeiros presos utilizando esmalte vermelho escreveram mensagem de apoio aos nos veículos da família. Por volta das 13 horas, um comboio, saiu em direção ao Quartel Central da coorporação promovendo um “buzinasso” e pedindo apoio da população.

Um dos lideres da manifestação, de nome, Richard em entrevista ao Blog disse que os quartéis de Búzios, Cabo Frio, São Pedro de Aldeia, Araruama e Saquarema, na baixada litorânea estavam unidos.

“Nós nos consideramos presos como eles”, disse. “Estamos sofrendo porque temos nossos irmãos lá, que na busca de melhoria salarial foram retirados de dentro de “nossa casa” o quartel central, pela equipe do BOPE”, diz. Segundo o porta-voz ele presenciou policiais chorando envergonhado de serem policiais por um descaso do comandante geral que já foi exonerado.

“A gente espera que o novo comandante o coronel Simões seja um Pai para todos nós. A tropa do corpo de bombeiro é uma tropa obediente e disciplinada. Não é possível que a tropa mais bem treinada do mundo, a tropa de resgate marítimo de renome internacional seja tratada desta maneira”, diz
Um comboi saiu de Cabo Frio, com soldados e familiares tendo a frente esposas e filhos levando provisões para os companheiros presos.

Apelo à população
“Nós somos heróis. População coloque panos vermelhos nas janelas, nas sacadas dos edifícios, nós precisamos de vocês. Vocês sabem que podem contar conosco, mas agora nós precisamos de vocês”, disse ao Blog o porta-voz do movimento em Cabo Frio.


Bombeiros presos por ordem do governador começam ser transferidos para quartéis.
Agência Brasil
Rio de Janeiro - Uma oficial do Corpo de Bombeiros, que se encontrava entre os 439 manifestantes presos durante a invasão do quartel central da corporação, no Rio de Janeiro, na última sexta-feira (3), foi transferida hoje (5) para o 2º Grupamento de Bombeiro Militar, no Méier, zona norte da cidade.

Quatro oficiais e cinco praças do grupo que havia sido levado ontem (4) para a Corregedoria da Polícia Militar, em São Gonçalo, na região metropolitana do Rio, foram transferidos para o Grupamento Especial Prisional (GEP) dos bombeiros, em São Cristóvão.

De acordo com informação divulgada neste domingo (5) pela assessoria de imprensa da Polícia Militar, os demais manifestantes presos na corregedoria estão sendo transferidos de forma gradativa para o Destacamento de Bombeiro Militar, situado no bairro de Charitas, em Niterói.

Os bombeiros prometem ficar aquartelados e reduzir ao mínimo a saída para as ruas. No quartel central da corporação, entretanto, a informação é que os serviços estão normalizados. Alguns bombeiros estão concentrados na escadaria da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) e buscam adesão do público para dar seguimento às manifestações de reivindicação por melhores salários.

Ontem (4), em entrevista coletiva, o governador do Rio, Sérgio Cabral, disse que está em vigor o plano de recuperação salarial dos bombeiros, cujo salário médio para soldados hoje é R$ 1,5 mil, devendo atingir R$ 2 mil no final do ano. Os detidos serão processados administrativa e criminalmente.

4 comentários:

Júlio Marques Mota disse...

Realmente é muito triste ver uma notícia dessas, em um país que vai sediar uma copa do mundo, onde se gastam milhões para tal evento, não disponibilizar uma flexibilidade em pagar mais um pouco aos nossos heróis do corpo de bombeiros, vejo com muita vergonha tal notícia e espero que tenham um pouco mais de respeito por eles.

Paulo Eduardo disse...

Ridiculo... Esses ditos "bombeiros"
nao honraram a farda, historia da isntituicao e muito menos tiveram respeito para com as pessoas que necessitavam de socorro no momento em que eles faziam aquilo "que chamam de protesto", classifico como falta de responsabilidade e guerra politica do Anthny "Molequinho" ...

Anônimo disse...

Diz a biblia que uma semente caindo e ficando só não produz frutos, mas quando ela morre ai sim produz muitos frutos. Muitos já semearam seu tempo, sua voz, seu amor e outros em prol da humanidade, esses bombeiros estão semeando o seu tempo, a separação da família, a sua liberdade e correm ricos de serem expulssos para que seus companheiros consigam vitórias no que acham jus.
É importante que a população coloque fitas vermelha nos carros, motos, bicicleta e panos vermelho nas janelas das edificações em forma de apoio aos bombeiros.

athaidefranco@yahoo.com

AFRANIO disse...

PQ O SENHOR Ñ PUBLICA TAMBEM A GREVE EM ALGUMAS ESCOLAS ESTADUAIS DE SFI?