segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Dia Mundial do Diabetes: diabetes pode levar ao câncer?



Nesta segunda, 14 de novembro, é comemorado o Dia Mundial do Diabetes. Como todos sabem, o diabetes é uma doença que atinge cada vez mais a população. Trata-se de um distúrbio metabólico, que altera os níveis de glicose e de insulina no sangue. Quando uma pessoa é considerada diabética, certamente não produz quantidade adequada de insulina ou esse hormônio não age com eficiência no organismo.

Mas, o que muitos não sabem, é que o diabetes pode levar ao câncer. De acordo com estudos, a doença aumenta a incidência de câncer de fígado, pâncreas, intestino e endométrio em pelo menos duas vezes e, em menor grau, aumenta também o risco de desenvolvimento de câncer de cólon e reto, mama e bexiga. Os possíveis fatores relacionados ao aparecimento de câncer e diabetes são a obesidade, o sexo, a idade, o sedentarismo e o tabagismo.

Os métodos preventivos, tanto para o câncer como para a diabetes, são os mesmos: dieta balanceada, atividades físicas, evitar bebidas alcoólicas e tabagismo, realização de exames periódicos, visita regular ao médico etc.

Mas, de fato, por que a diabetes pode levar a um câncer? Para entender essa relação, indicamos fontes da Oncomed Belo Horizonte para tirar todas as dúvidas sobre o assunto.

Nenhum comentário: