quarta-feira, 4 de abril de 2012

O momento político em SFI


A terça-feira foi marcada por mais um dia que reflete o momento de instabilidade que o município de São Francisco de Itabapoana está passando. O prefeito Beto Azevedo retornou ao cargo, sustenta que é inocente e vítima de uma armação política. Por outro lado a Câmara aprovou a criação de uma CP – Comissão Processante, que terá a missão de investigar uma série de denúncias de fraude envolvendo a Saúde, agora fortalecidas com a Operação Renascer e os mandados de prisão e busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal.

No Legislativo os vereadores fizeram o que tinha de ser feito. Não se pode colocar a emoção sem perder o foco da razão, visto que a cidade não suporta mais o clima de instabilidade, e se a Câmara tomasse uma medida drástica ontem, estaria sujeita a uma interpelação judicial, o que poderia acarretar em mais insegurança para o município.

Não se pode negar a situação desconfortável do prefeito Beto Azevedo. Por sorteio, integram a nova CP Adriana Coelho e Fabinho do Estaleiro, além de Cláudio Henriques. A Comissão Processante, para a oposição, não poderia cair em melhores mãos. Todos sabem que na política, quando há interesse em rapidamente resolver as coisas, se arruma um meio legal, e é o que deve acontecer. A CP vai enviar ao prefeito os questionamentos a cerca dos fatos, e Beto terá cinco dias para apresentar defesa. Na sessão da Câmara desta terça-feira foi feito um sorteio, e por ironia do destino, a CP caiu no colo do vereador Fabinho do Estaleiro. Fabinho comemorou com a frase: “Deus é fiel”.

Agora na política existem duas questões que, ao que parece, podem nortear os rumos dos debates políticos em São Francisco. “Quem tem telhado de vidro não deve atirar uma pedra”. Ou ainda, “a melhor defesa é o contra-ataque”. O internauta vai entender nas próximas postagens.

Confira as imagens que marcaram o dia de ontem:
(Clique nas imagens para ampliá-las)



A última imagem foi extraída do Site Ururau

3 comentários:

Cláudio Heringer disse...

Caro Paulo Noel, Vinícius
Agradeço, antecipadamente, a publicação do comentário abaixo no seu prestigiado blog de notícias.
“Renascer ...”
Não de agora as operações deflagradas pela polícia federal em nosso País revela significados no mínimo curiosos, senão emblemático. Vejamos: “SATIAGRAHA”(SP, 2004), “ASFIXIA”(RS e RJ, 2011), “DUPLA FACE”(ES, 2011), “RAIO X”(MG, 2011), “BANCARROTA”(BA, 2011), “BIG BROTHER”(2005), “HURRICANE”(2007), “ANACONDA”(2003), “CAVALO DE TRÓIA”(2003), “ARCA DE NOÉ”(2002) entre tantas outras. A primeira delas em 2004 foi, sem dúvida nenhuma, uma das que mais revelou o lado sombrio, espúrio e repugnante da corrupção na esfera do serviço público brasileiro.
Agora, as ruas de São Francisco amanhecem com a presença do aparato dos agentes da PF onde se deflagrou a chamada “Operação Renascer”, objetivando desarticular o esquema de desvio de verbas públicas destinadas à saúde no município de São Francisco de Itabapoana.
O título da referida operação policial nos estimula à reflexão – “Renascer”. Por renascer, renascimento, renascença ou, ainda, renascentismo, somos levados a uma época da história da humanidade que, entre outros, foi marcado por transformações em muitas áreas da vida humana, inclusive na política, caracterizando a transição do feudalismo para o capitalismo e significando uma ruptura com as estruturas medievais.
Pois bem. Em São Francisco de Itabapoana, apesar de toda a pujança natural do lugar, do povo ordeiro e em sua maioria trabalhador, vivemos num estado de profundo atraso(retrocesso), conforme se vem noticiando na mídia estadual/nacional. Recentemente o Ministério de Desenvolvimento e Combate a Fome nos elegeu como a cidade mais miserável do Estado. Na semana passada, o índice de desenvolvimento criado pela Firjan nos colocou em penúltimo lugar na lista das cidades do Estado que menos receita e investimentos possuem. O Município vive de contribuições e transferências governamentais. A receita própria é praticamente inexistente.
Talvez devemos acreditar que mais do que uma operação policial e seus desdobramentos, o termo sugerido “Renascer” sirva de reflexão daqui em diante, face esse estado de coisas, malversações e toda a sorte de desvio de conduta sobretudo daqueles que deveriam ser guardiões da coisa pública.
Que essa cidade seja, definitivamente, repensada em todos os seus aspectos para que tenhamos orgulho e não vergonha de viver em SFI.
Att.,
Dr. Cláudio Heringer – Advogado

HAROLDÃO disse...

BOA NOITE PAULO NOEL E AMIGOS(AS),COMO DIZ A LETRA DO ZÉ RAMALHO,EEEEEE E ÔÔÔÔ VIDA DE GADO,POVO MARCADO Ê,POVO FELIZ.VAMOS AGUARDAR O FINAL DESTA HISTORIA PARA OPINARMOS NOVAMENTE.PARABÊNS PELO EXCELENTE BLOG.ABRAÇÃO DO HAROLDO JOSE CORREA ROSA,VILA VELHA ES. DEUS OS ABENÇOE!

Anônimo disse...

boa noiter paulo noel venho atraves do seu blog pedir um favor pois nois moradores de santa clara sonho e sossego nao estamos consequindo dormindo direito pelo fatos de asalto a residensia estar noiter tentaran asaltar uma casa no sonho e uma em santar clara mais pelo fato das rua estaren escura sem iluminacao plublica a viatura so passa no sossego e no sonho uma vez na vida e outra na morti e santa clara so por voltar das 7 horas da noite e os asalto comecao por voltar das meia noiter aqui em santar clara estar difisio de ficar alen dar cidade ser muito bao de morar mais dar formar q estar teremos q nos mudar pq minha familia estar apavoradar depois de onter quase termos sido asaltadar em nossa propia residensia se nao fosser nosso filho de 29anos hoje nois estariamos sen nadar em casa ou ater motortos se nois queremos luz nos portes temos q pagar para colocar luz nas rua pq a prefeitura nada faz ainda mais agora ne q nao vao faser mesmos paulo noel nos acoder estamos sem protecao neumar nao adianter ter um batalhao em gagau se em santar calara nadar estar sendo feito estamos as trasa pela sorte de deus para nos proteje obrigado des de ja as moradores de sossego;sonho ;e santar claro porfavor nao divugar o meu nomer se no casa apareser no emeil obrigado