quinta-feira, 23 de maio de 2013

Projeto "Cadeiras de Rodas para o mundo", através do Rotary chega a SãoFrancisco de Itabapoana

O Rotary Club São Francisco de Itabapoana fez a entrega ontem, 22-05, na Praça de São Francisco de Paula de dezenas de cadeiras de rodas que foram doadas ao Rotary pela ONG norte-americana “Joni and Friends”.

Segundo a presidente da comissão de serviços a comunidade do Rotary São Francisco, Edneia Correa Mansur Tardely, que coordenou a viagem a Niterói com os cadeirantes especiais, foi necessário a viagem por que as cadeiras de rodas são ajustadas por fisioterapeutas e técnicos americanos e brasileiros, conforme as necessidades de cada paciente.

A entrega em Niterói foi feita pelo Rotary Clube Niterói Leste que até o dia 24 de maio distribuirá cera de 200 cadeiras de rodas especiais.

Segundo a presidente do Rotary São Francisco de Itabapoana, Amarilsa Sales, o projeto “Cadeiras de Rodas para o Mundo” é único no Brasil, sendo realizado aqui desde 2006. "Nosso Rotary já conta com um "banco de cadeiras de rodas" onde já emprestamos à nossa comunidade cerca de 300 cadeiras", disse.

Entretanto estas cadeiras, que foram entregues aqui em São Francisco de Itabapoana, destina-se à população que tem grande dificuldade de acesso a esse equipamento.

"As pessoas beneficiárias desse projeto poderão comparecer todos os anos para novos reajustes ou troca de sua cadeira", revelou.

Os interessados em obter uma cadeira de rodas deverão procurar o Rotary São Francisco de Itabapoana, cuja sede provisório está localizada na Avenida Principal em Santa Clara na Casa da Amizade.

O prefeito Pedrinho Cherene falou durante a entrega das cadeiras de rodas, não como prefeito, mas como rotariano, já que pertence ao Rotary São Francisco.

"Tenho certeza que uma ação como esta vem transformar e melhorar a qualidade de vida das crianças e adultos que precisam de um atendimento especial", disse. Estavam presente, também ao evento, o presidente do Legislativo sanfranciscano, vereador Claudinho Viana; o vereador e líder do Governo na Câmara Municipal, vereador Marcelo Garcia e o vereador Raliston Sousa
O prefeito Pedrinho Cherene, também rotariano, prestigiou o evento.

Um comentário:

Julio Ramos disse...

Pena que não tem como andar de cadeiras de rodas nas ruas de São Francisco. As calçadas são intransitáveis e cheias de obstáculos. Pior, ninguém fiscaliza. Cadê a lei da acessibilidade em nosso município?
Julio da Silva Ramos