segunda-feira, 6 de maio de 2013

São Francisco deverá contar com Escola Agrotécnica Federal



            O prefeito de São Francisco de Itabapoana, Pedrinho Cherene, se reuniu na manhã desta segunda-feira (06/05), com o representante do Colégio Técnico Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Eraldo Fernandes, para discutir a implantação de uma escola Agrotécnica Federal no município. Também participaram o secretário municipal de Agricultura, Edmar Henriques, e a secretária municipal de Educação e Cultura, Kátia Martins.
            Assuntos como demanda para implantação dos cursos, estrutura e dados demográficos do município e a escolha do local estiveram na pauta do encontro, sendo sugerido que as futuras instalações de ensino fiquem na região de Praça João Pessoa, 2º distrito de São Francisco.
            O projeto piloto é de autoria do Deputado Federal Valney Rocha. Depois de autorizado pelo prefeito Pedrinho Cherene será encaminhado para a Câmara dos Deputados para ser aprovado e em seguida publicado em lei. Todo o investimento será oriundo de verbas Federais. Em contrapartida o governo municipal deverá disponibilizar um terreno para construção do prédio.
Para a infraestrutura está previsto que sejam construídos galpões, quadra poliesportiva, estufas, prédios para biblioteca, laboratórios, salas de aula, informática, entre outros. A princípio, a intenção é que sejam ministrados cursos técnicos em agropecuária orgânica, agrimensura (medição de área) e agroindústria que irão desde ensino integrado ao pós-médio, além de superior em Tecnologia em Alimentos, em regime integral.
            - Acreditamos que para progredir não podemos perder as oportunidades que aparecem. A implantação desta unidade de ensino só trará desenvolvimento para São Francisco. Os cursos irão qualificar a população que poderá agregar valor aos investimentos que produzem. Esse investimento também irá atrair muitas pessoas de outros municípios”, ressaltou o prefeito Pedrinho Cherene.  
            Segundo o representante da UFRRJ/CTUR, Eraldo Fernandes, a instalação da escola técnica em São Francisco tem tudo para dar certo. “Estive em outros lugares, mas este município foi o que mais mostrou interesse. Também apresenta condições favoráveis para a implantação do centro técnico de ensino. De início serão oferecidos os três cursos técnicos, mas dependendo da demanda poderá ser expandido para outras formações”, comentou Eraldo. (Ascom SFI )
             
                
            

Nenhum comentário: