quinta-feira, 30 de maio de 2013

Corpus Christi em São Francisco de Itabapoana tem tapete em homenagem ao Papa

Jornada Mundial da Juventude que acontece em de 23 a 28 de  julho no Rio de Janeiro também foi lembrada.

Missa campal foi após a procissão celebrada pelo padre Lucas Mendes.

Um trecho da Avenida Ednites da Silva Viana, no centro da cidade de São Francisco de Itabapoana, amanheceu ontem, 30-05, com a presença de centenas de jovens católicos de varias partes do município trabalhando na confecção dos tapetes ornamentais em homenagem a Corpus Christi comemorado pelos católicos, nesta quinta-feira, 30-05, em todo o mundo.

O tempo  nublado em São Francisco de Itabapoana ,e, uma chuva fina chegou a cair por volta das 14 horas não comprolmeteu o trabalho de arte produzido pelos jovens católicos.

Um palco já foi montado próximo a Praça de São Francisco de onde o Padre Lucas Mendes, que ontem comemorou três anos de sarcedócio,  irá celebrar uma missa campal nesta quinta às 20 horas.

Os tapetes ornamentais são confeccionados com muita criatividade. O Papa Francisco também foi tema de um dos tapetes onde, nos demais,  predominaram a imagem do Nosso Senhor Jesus Cristo e a hóstia sagrada como tema dos trabalhos.

A celebração de Corpus Christi é marcada por procissões em diversos estados brasileiros. A procissão é feita nas ruas, onde as pessoas podem testemunhar e adorar a imagem do Corpo e Sangue de Cristo.   

Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo ) é uma festa católica. É um evento baseado em tradições católicas. É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes.


A procissão pelas vias públicas, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cânone 944) que determina ao bispo diocesano que a providencie, onde for possível, "para testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo." É recomendado que, nestas datas, a não ser por causa grave e urgente, não se ausente da diocese o bispo (cânone 395).


  

Nenhum comentário: