segunda-feira, 27 de maio de 2013

Secretária de Educação representa São Francisco em reunião do Programade Avaliação da Educação Básica


Representado pela secretária de Educação e Cultura, Kátia Martins, São Francisco de Itabapoana participou, na última segunda-feira (27/05), de uma reunião de trabalho promovida pelo governo do Estado relacionada ao Sistema de Avaliação da Educação Básica do Estado do Rio de Janeiro (Saerj). Participaram do encontro, realizado no Palácio Guanabara, o governador Sérgio Cabral, o vice-governador Luiz Fernando Pezão, o Secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia, prefeitos e secretários de Educação fluminenses.


O evento serviu, também, como incentivo para que os municípios que ainda não participam façam a adesão ao programa, que tem por objetivo monitorar o padrão de qualidade do ensino e colaborar com a melhora da qualidade da educação. São Francisco de Itabapoana está entre os 57 municípios que fizeram a adesão no ano de 2013, com as provas do Saerjinho na rede municipal sendo aplicadas no dia 17 de abril, direcionadas aos alunos do 5º e 9º ano de escolaridade, totalizando 51 unidades escolares e 820 estudantes.
- Inicialmente a proposta de adesão seria para o 1º e 4º bimestres. Após aplicação da avaliação do 1º bimestre, em abril, o município recebeu uma nova proposta de adesão para o 2º e 3º bimestres, sendo aceita imediatamente. O gabarito das provas aplicadas no primeiro bimestre já foi disponibilizado e o resultado parcial foi satisfatório, porém o resultado oficial ainda não fora divulgado – destacou Izabel Beatriz Carneiro, coordenadora municipal de avaliação do Saerjinho.

A Secretária de Educação e Cultura, Kátia Martins, falou da importância da adesão ao programa. “Considero positiva a parceria entre os governos municipal e estadual objetivando assegurar o processo de avaliação do rendimento escolar no Ensino Fundamental e contribuir para uma melhor qualidade do ensino nas escolas da rede municipal”, destacou, lembrando que as provas do segundo bimestre estão previstas para acontecer nos dias 25 e 26 de junho.

Saerjinho - É o programa de avaliação diagnóstica do processo Ensino Aprendizagem realizado nas unidades escolares da educação básica, sendo uma das ações que integram o Sistema de Avaliação da Educação Básica do Rio de Janeiro – SAERJ. (Ascom- SFI )

Nenhum comentário: