quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

São Francisco de Itabapoana chega aos 19 anos de emancipação político-administrativa


Com um orçamento estimado em R$127 milhões, São Francisco de Itabapoana chega, no próximo dia 18 de janeiro, sábado,   aos 19 anos de emancipação sem receber royalties do petróleo como município produtor, figurando assim no contexto regional como o município "primo pobre"  entre os municípios de São João da Barra (RJ) e Presidente Kennedy (ES), além de Campos dos Goytacazes. Com exceção de São Francisco de Itabapoana todos estes municípios recebem polpudas receitas de royalties do petróleo.

Para 2014 a população espera a realização de outros sonhos: a construção de um terminal portuário em Barrinha e a construção da ponte ligando os municípios irmãos SFI e SJB.

Mas o município sanfranciscano, com apenas 19 anos, se destaca no cenário Regional pela pujança de seu povo trabalhador e "guerreiro". Tem no governo municipal um prefeito jovem, Pedrinho Cherene,  com determinação e vontade de acertar, que vai para o seu segundo ano de administração e uma Câmara Municipal composta de 13 vereadores, a maioria de políticos de primeiro mandato.

Município turístico com 62 quilômetros de litoral, São Francisco de Itabapoana recebe durante a temporada de verão milhares de veranistas e turistas que aqui se encantam com as belezas naturais do litoral.

A agricultura, a pecuária de corte e leiteira e a pesca, são os importantes sustentáculos da economia. Por ser um município novo e de povo aguerrido, com comércio forte  e bons profissionais liberais, a esperança acalenta nos corações jovens a expectativa de uma mudança na melhora da qualidade de vida da população.

Dotado de excelentes escolas nas áreas educacionais do Estado e do Município, São Francisco de Itabapoana tem se destacado nas olimpíadas de matemática e outras. No esporte o ciclismo destaca-se com revelação de excelentes "ases" do pedal e no futebol o que não falta são talentos.

Diariamente centenas de estudantes universitários, em ônibus patrocinados pela prefeitura, formam a chamada caravana do saber com destino às faculdades na cidade de Campos dos Goytacazes.   

O município
Conhecido até então como Sertão de São João da Barra, São Francisco de Itabapoana conquistou sua emancipação político-administrativa no dia 18 de janeiro de 1995, mediante assinatura da Lei nº 2.379 pelo então governador Marcelo Alencar. Em extensão territorial, é o quarto maior do Estado do Rio de Janeiro, com 1.122,438 quilômetros quadrados.

De vocação agrícola e com um grande potencial turístico, em virtude de seu extenso litoral, São Francisco possui uma população, segundo o IBGE, de 42 mil habitantes, dispersa por diversas comunidades nas áreas central, rural e litorânea do município.

Atualmente é o maior produtor de abacaxi do estado do Rio de Janeiro e desponta nas primeiras colocações, também, nos cultivos da cana-de-açúcar, aipim, mandioca, goiaba e melancias, entre outras culturas.

Em seu segundo ano de mandato, o prefeito Pedrinho Cherene irá administrar em 2014 um orçamento estimado em 127 milhões de reais.

Programação
A data será celebrada com um missa, às 9h, na matriz do Padroeiro São Francisco de Paula, seguida de uma solenidade na sede do Executivo com a presença do prefeito Pedrinho Cherene, do vice Amaro Barros, vereadores, secretários, demais autoridades convidadas e o público de um modo geral.

A cerimônia está prevista para ter início às 10h, com formação da Guarda Civil Municipal e da Guarda Bandeira do 56º Batalhão de Infantaria. Na sequência, execução do Hino Nacional e do município e hasteamento das bandeiras nacional, estadual e municipal.

Também haverá momento de oração com o pastor Ademir Ramos, da 1ª Igreja Batista de São Francisco, e do padre Lucas, pároco da Paróquia de São Francisco de Paula, além de pronunciamento das autoridades e concessão de homenagens. (Da redação com Ascom )

Nenhum comentário: