sábado, 18 de janeiro de 2014

Solenidades marcam aniversário da cidade de São Francisco de Itabapoana



Prefeito Pedrinho Cherene no momento da homenagem ao seu pai.
Como parte das comemorações do "Dia da Cidade" de São Francisco de Itabapoana que completou 19 anos de emancipação político administrativo neste sábado, 18,  foi descerrada uma placa, na recepção do prédio do Poder Executivo em homenagem ao saudoso prefeito Pedro Jorge Cherene.

É que o prédio do Executivo sanfranciscano que compõe a Praça dos Três Poderes do município recebeu o nome de "Palácio Municipal Pedro Jorge Cherene"O Decreto Legislativo 01/2009 que propôs a homenagem é de autoria do vereador Florentino Cerqueira (Tininho) que na época foi aprovado por unanimidade.

Assim, a placa  dá à sede do Executivo o nome de Palácio Municipal Prefeito Pedro Jorge Cherene, em homenagem ex-prefeito Pedro Cherene que foi Chefe do Executivo sanfranciscano entre 2001 e 2008. Ele faleceu em 2009. O prédio foi construído e inaugurado em 2004 durante a sua gestão.


A festa de aniversário de emancipação político administrativa , começou com uma missa celebrada pelo Padre Lucas Mendes na Igreja Matriz de São Francisco de Paula  e foi concluída na Praça dos Três Poderes. A programação incluiu a cerimônia da formação da Guarda Civil Municipal e da Guarda Bandeira do 56º Batalhão de Infantaria. Na sequência, execução do Hino Nacional e do município e hasteamento das bandeiras nacional, estadual e municipal.

Um momento de oração com o pastor Ademir Ramos, da 1ª Igreja Batista de São Francisco, e do padre Lucas, pároco da Paróquia de São Francisco de Paula deram o tom religioso do evento que foi concluído com pronunciamento das autoridades.

São Francisco de Itabapoana conquistou sua emancipação político-administrativa no dia 18 de janeiro de 1995, mediante assinatura da Lei nº 2.379 pelo então governador Marcelo Alencar. Em extensão territorial, é o quarto maior do Estado do Rio de Janeiro, com 1.122,438 quilômetros quadrados.

De vocação agrícola e com um grande potencial turístico, em virtude de seu extenso litoral, São Francisco possui uma população, segundo o IBGE, de 42 mil habitantes, dispersa por diversas comunidades nas áreas central, rural e litorânea do município.

Atualmente é o maior produtor de abacaxi do estado do Rio de Janeiro e desponta nas primeiras colocações, também, nos cultivos da cana-de-açúcar, aipim, mandioca, goiaba e melancias, entre outras culturas.

Marcaram presença ao evento além do prefeito Pedrinho Chererene, o seu vice Amaro Barros, o presidente do Legislativo Claudio Viana, os vereadores que compõe o Legislativo, o deputado João Peixoto e secretários que compõe o estafe administrativo do prefeito.






Atualizado às 20 horas com matéria da Ascom SFI

O Hino Nacional Brasileiro foi executado pela banda do 8º Batalhão de Polícia Militar, enquanto eram hasteadas as bandeiras do Brasil do Estado e do Município. Na sequência, um breve relato feito pelo historiador Roberto Pinheiro Acruche da história de São Francisco de Itabapoana desde a primeira metade do século XX até período que culminação com o processo de emancipação.

 No seu pronunciamento, o prefeito Pedrinho Cherene destacou os avanços nesses 19 anos e fez uma referência a todos os homens públicos e à população, que ajudou escrever a história do município.

– Em um comparativo do tempo em que éramos Sertão de São João da Barra aos dias de hoje, é notório os avanços alcançados. Sem distinção, quero aqui fazer uma homenagem àqueles que participaram e contribuíram nesse processo. De minha parte, afirmo que é uma honra estar exercendo o cargo de prefeito de minha terra e vislumbro um futuro promissor, com muitas outras conquistas – destacou o prefeito.


Participaram das celebrações o prefeito Pedrinho Cherene, o vice-prefeito Amaro Barros, vereadores, secretários e de mais autoridades municipais. Também marcaram presença o deputado João Peixoto, a comandante da 3ª Companhia de Polícia Militar, Tenente Débora, o capitão Miscali e subtenente Dutra, do Exército Brasileiro e líderes religiosos do município. Tenente Henrique, delegado da 073 Delegacia do Serviço Militar, que abrange São Francisco de Itabapoana, foi representado pelo secretário local da JSM, Carlos Roberto Ribeiro da Silva.



Veja mais imagens do evento aqui.

Nenhum comentário: