quinta-feira, 22 de maio de 2014

Ação de conscientização marca dia mundial sem tabaco em SFI




Uma ação de conscientização sobre os efeitos danosos do cigarro está programada em São Francisco de Itabapoana.

Por ocasião do Dia Mundial sem Tabaco (31/05) uma equipe de profissionais vai visitar escolas municipais e estaduais entre os dias 26 e 29 de maio, orientando sobre os malefícios do consumo do tabaco e os riscos de danos à saúde de fumantes ativos e passivos. No dia 31, a conscientização acontece no Portal da Cidade.

A ação é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde. A coordenadora do IEC (Informação e Comunicação em Saúde) Ana Paula Leandro, destacou a importância de informar os jovens sobre os perigos do cigarro, e os melhores hábitos para a prevenção de doenças.

Dia Mundial sem Tabaco

O Dia Mundial Sem Tabaco – 31 de maio – foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.

No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), órgão do Ministério da Saúde que coordena as ações de prevenção e controle do câncer e Centro Colaborador da OMS para controle do tabaco, é o responsável pela divulgação e comemoração da data de acordo com o tema estabelecido a cada ano pela Organização.


As ações comemorativas são articuladas com as secretarias Estaduais e Municipais de Saúde dos 26 estados e Distrito Federal, envolvendo, também, a sociedade. (Ascom-SFI)

Nenhum comentário: