quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Novembro azul: a vez dos homens contra o câncer

Campanha tem foco na doença na próstata, que tem maior incidência do que a de mama.

Depois de um mês ressaltando a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, o foco agora são os homens. O Novembro Azul, campanha realizada desde 2005 pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida, tem foco na conscientização do câncer de próstata no Brasil.

Tem mais incidência que o de mama, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Só em 2014 foram 68.800 novos casos de tumor na próstata contra 52.680 de tumor na mama.


De acordo com a ONG britânica Cancer Care, 1,1 milhão de homens são afetados pelo câncer de próstata e a enfermidade provoca 307 mil mortes no mundo, todos os anos. A doença não tem prevenção, no entanto, seu diagnóstico precoce tem 90 % de chances de cura.

O exame deve ser feito anualmente a partir dos 50 anos, e, nos casos de quem está no grupo de risco: negros e quem tem parentes de primeiro grau que tiveram a doença. Estes, devem procurar a ajuda médica a partir dos 45 anos.

Um comentário:

Unknown disse...

Boa Tarde, meu nome é Rubens Ramos Correia, sou morador de Guaxindiba e fico triste pois o mês de novembro e o mês azul, porem gostaria que comunicasse ao nosso prefeito por quem tenho grande estima, que eu fui no Hospital do ponto pra marcar consulta com urologista mais pra minha surpresa não pude marcar pois está suspensa as consultas; como o mês dedicados aos homens e não tem como consultar.