quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Detran dá prioridade a quem teve a carteira de identidade roubada ou furtada


A partir da próxima sexta-feira (4/12), quem tiver a carteira de identidade roubada ou furtada terá prioridade para emitir a nova via do documento nos postos do Detran, sem necessidade de agendamento. Com a medida – que consta da Portaria N°4.698, assinada pelo presidente do departamento, José Carlos dos Santos Araujo, e publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (2/12) – basta o cidadão comparecer a qualquer posto de Identificação Civil; do Rio Poupa Tempo; ou no Acesso 5 do edifício-sede, munido do Registro de Ocorrência Policial (R.O.), relativo ao roubo ou ao furto do documento de identidade.

Ainda de acordo com a Portaria, a medida vale tanto para carteiras emitidas pelo Detran como pelo Instituto de Identificação Félix Pacheco (IFP). Caso a via anterior tenha sido emitida pelo IFP, é necessário que o cliente apresente, além do R.O., o original e cópia da Certidão de Nascimento (se ele for solteiro) ou da Certidão de Casamento.

Vale lembrar que Lei Estadual 3.051, de 21 de setembro de 1998, já isenta os cidadãos fluminenses de pagar a taxa para emissão de nova via de identidade em casos de roubo e furto.


Ascom-Detran-RJ

Nenhum comentário: