domingo, 1 de março de 2009

Primeiro Enduro Equestre integra os municípios e movimenta praias de Campos e São João da Barra

O Primeiro Enduro Eqüestre teve cinco pontos de apoio onde os participantes puderam parar para descansar e dar água aos animais.

Texto e fotos: Carla Flávia

Cerca de 50 cavaleiros e amazonas participaram na manhã do último sábado (27/02) do Primeiro Enduro Eqüestre que percorreu 17 quilômetros entre os municípios de São João da Barra e Campos. O evento, realizado pela Associação dos Cavaleiros e Amazonas de Campos dos Goytacazes, contou com o apoio da Prefeitura de Campos através da Fundação Municipal de Esportes (FME) e da Secretaria Municipal de Saúde.

Desde às 8h, os participantes da primeira prova de resistência da região Norte Fluminense estavam concentrados na localidade de Barra do Açu, em São João da Barra, de onde o enduro teve sua largada percorrendo estrada de terra batida, enfrentando obstáculos como sol, poeira, além de trechos esburacados e arenosos que exigiam força dos animais e habilidade e preparo físico dos cavaleiros e amazonas.

O Primeiro Enduro Eqüestre teve cinco pontos de apoio onde os participantes puderam parar para descansar e dar água aos animais. A saída aconteceu por volta das 9h40 e o primeiro cavaleiro a passar pela faixa de chegada, em estrutura montada próximo a Mandão dos Cubanos, na praia do Farol de São Thomé, foi Frederico, conhecido por Bertinho. Minutos depois, chegou Pedro, o segundo colocado; seguido pelo cavaleiro Rodrigo, popularmente apelidado de Mengueli. O quarto lugar ficou com Ângelo Bambam e o quinto, com Amaro, conhecido por Dudu Ferreira.

Os cinco primeiros colocados receberam troféus das mãos do presidente da Associação dos Cavaleiros e Amazonas de Campos dos Goytacazes, Betinho Almeida e demais diretores da instituição, além do vice-presidente da Fundação de Esportes, Luiz Alberto Menezes, o Neném, que garantiu apoiar os próximos eventos da associação.

“É um prazer imenso participar deste evento que agrega esporte, sociabilidade e integração homem-animal, onde existe o respeito ao limite de cada um. Estamos há apenas dois meses à frente da Fundação de Esportes e pouco pudemos fazer por este grandioso enduro, mas nos próximos, estaremos mais presentes”, disse Neném.

Para o presidente da Associação dos Cavaleiros, o número de participantes superou as estimativas e incentiva a realização de mais eventos eqüestres na região. “Com certeza o Primeiro Enduro Eqüestre atendeu as expectativas da organização, sem registrar problemas e computando sucesso em termos de participação e apoio. Foi o primeiro de muitos eventos que a instituição pretende fazer”, declarou Betinho Almeida.

Nenhum comentário: