quinta-feira, 16 de abril de 2009

Reativado Conselho Municipal de Segurança Pública de SFI

Chegamos ao limite, alguma coisa tem que ser feita em busca da paz e tranquilidade dos moradores. Comunidade está assustada com a audácia dos assaltantes.


O comandante do 8º BPM, Coronel Paulo César Vieira; a presidente do Conselho, Ednéa; o presidente da Câmara Florentino Cerqueira; o Ten. Coronel Sabino; a presidente da CDL, Rosimary Lemos e os vereadores Kdemar e Fabinho do estaleiro.

Vereadora Adriana Coelho; presidente da CDL, Rosemary Lemos e a líder comunitária Nevinha entrega uma rosa a presidente Ednéa.

O sociedade civil organizada prestigiou o evento. O comandante da Guarda Municipal, Ten. Gomes e demais autoridades.

A reunião ontem, 15-04, na Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana teve a finalidade de resolver a situação do Conselho Comunitário de Segurança Pública, mas também, transformando-se em um debate sobre o tema. A reunião foi presidida pelo Coronel Paulo César Vieira, comandante do 8º BPM que fez uma explanação da segurança na Região e falou na importância da comunidade contar com os conselhos comunitários. E, num consenso geral, com aprovação da Assembléia, Ednéa Correia Mansur Tardely, foi eleita interinamente a presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública de SFI até o mês de junho, quando será realizada uma eleição para escolha do novo presidente. No mais a reunião serviu para desabafos da sociedade civil e autoridades presentes com relação ao aumento da violência. A pergunta que causou grande impacto foi do jornalista Aurenio Nascimento, não como assessor de imprensa da prefeitura de SFI com fez questão de frisar. Aurenio quis saber o motivo da PM levar mais de 10 anos para acabar com uma “boca de fumo” em Gargaú, quando todos sabiam da existência do trafico naquela praia. “A situação se repete em varias outras localidades o que se conclui falta de ação do policiamento”,disse. O presidente do Legislativo Florentino Cerqueira, o Tininho, colocou a Câmara a disposição do Conselho de Segurança. “O Legislativo está disposto a contribuir”, disse. Aliás, foi um consenso geral: tanto os vereadores, quanto os representantes de associações e pessoas da comunidade foram unânimes em um ponto: chegamos ao limite, e, alguma coisa tem que ser feita. O vereador Kdemar de Barra do Itabapoana reclamou da demora do governo em renovar a frota de viaturas da PM. “Devemos cobrar do Governador Sergio Cabral”, disse. A vereadora Adriana Coelho indignada com o assalto à residência do comerciante Robinho do Açougue do Arialdo também comentou. “Não vamos negar nenhum esforço em colaborar. Estou assustada com os últimos acontecimentos. Precisamos voltar à paz de antigamente em nosso município. Convido a todos os cidadãos saofranciscanos que se unam ao Conselho Comunitário de Segurança. Precisamos mudar o rumo desta história”, completou Adriana Coelho. O vereador Fabinho do Estaleiro disse que estamos no limite e citou, inclusive, a situação crítica nas praias de Sossego, Sonhos, Guaxindiba e Santa Clara. O Coronel Sabino do comando de policiamento de área disse que faltam políticas públicas. Temos um país que de acordo com a ONU a desigualdade social é idêntica a países da África. “Segurança não é só colocar policiais nas ruas. Colocar três mil homens nas ruas não vai resolver. Todos temos as nossas responsabilidades e somos atores principais desta peça”, disse Sabino fazendo uma alusão a Segurança Pública.

4 comentários:

Unknown disse...

as autoridades de SFI tem mesmo que se organizar para que são francisco volte a ser o que era antes para que no futuro eu possa falar pra minha o quanto essa cidade me tráz boas lembranças obrigada fique na paz.

Anônimo disse...

O que foi dito pelos participantes dessa reunião é muito importante, mas é necessário que as medidas para combater a violência em São Francisco sejam postas em prática o mais rápido possível a fim de que a situação de perigo que hoje reina na cidade desapareça para que todos possam respirar aliviados. Conforme vimos no que foi colocado na reportagem, todos os que compareceram ao evento mostraram-se muito preocupados com o que aqui vem, frequentemente, ocorrendo.

João Mourão disse...

Como bem disse o Aurênio: levar 10 anos para desativar um boca de fumo que era a fonte de todo o mal causado dentro da comunidade de Gargaú é falta de compromisso das autoridades para a segurança da população. Assim como existia este ponto, outros mais existem em várias comunidades dentro do município e todos tem ciência.
Aqui em Gargaú tememos pela substituição do "dono" do ponto, ou seja, outros podem passar a vender, se já não o fazem!!
Vamos agir autoridades!!
Mais ação e menos corrupção!!!

Dr. Moraes disse...

Sr. Paulo Noel,

Gostaria de agradecer o espaço democrático que o Sr. disponibiliza em seu blog, sem esse espaço não poderiamos demosntrar nossas opiniões e a realidade dos fatos, obrigado!!!

Dr. Moraes