segunda-feira, 29 de junho de 2009

Praça João Pessoa promove Conferência da Educação

A CONAE acontecerá em Brasília, em 2010, mas será precedida pelas conferências municipais e estaduais.
.



.
No dia 24 de junho em Praça João Pessoa, foi realizada a Conferência Nacional da Educação - CONAE, na Escola Municipal Estelita de Araújo Crespo. A CONAE é um espaço democrático aberto pelo poder público para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional.

Em Praça João Pessoa a Conae teve a participação de funcionários da escola, representantes de pais de alunos, de outros membros da comunidade local, além de representantes da Câmara de Vereadores, da Secretaria de Educação e Cultura e da Secretaria de Promoção Social.

A abertura da conferência foi feita pela diretora Marijânes e os trabalhos foram facilitados pela professora Rozana, que apresentou o objetivo da CONAE, bem como os eixos que são o foco das discussões. Após esta etapa, os participantes foram subdivididos em cinco grupos de trabalhos que discutiram os eixos IV e VI. Ao todo são seis eixos, mas, segundo a orientação da Secretaria de Educação de São Francisco, nossa escola ficou com os seguintes temas: Formação e Valorização dos Profissionais da Educação (Eixo IV) e Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão, Diversidade e Igualdade (Eixo VI).

Conduzidos aos espaços de discussões, os grupos tiveram a liberdade para opinar sobre os temas, criticar e sugerir ações. Tudo foi registrado para ser transformado em um documento ao final da conferência na escola. Surgiram momentos até de discussões mais acaloradas, em que opiniões se contrapunham, mas tudo permeado pelo respeito mútuo. Foram momentos de falas e de escutas que muitos dos participantes não experimentaram anteriormente. Após as discussões e os registros, todos foram conduzidos à sala principal para a finalização das atividades. Cada representante dos pequenos grupos expôs as principais questões tratadas e ficou evidente a empolgação dos participantes e a conscientização da responsabilidade de todos para que a educação em nosso país e, em especial, em nosso município, possa ser abrangente, transformadora, libertadora, e que nela seja evidenciada a valorização do ser humano, seja ele o aluno ou o profissional da área.

A citação de um dos participantes da conferência, o vereador Cláudio Henriques, pode sintetizar em uma frase aquele momento, em que todas as pessoas puderam opinar e seus argumentos foram valorizados, tanto alunos quanto os demais que participaram: “O bonito da educação é ver o quanto ela pode igualar as pessoas.”

Agora, esperamos que o documento elaborado na nossa CONAE seja um instrumento motivador para a educação que queremos que vai formar o cidadão de uma nova era: mais consciente, mais habilidoso em relação às novas tecnologias, mais instruído, mais tolerante em relação às diferenças, cujos direitos sejam respeitados, e que cumpram seus deveres de forma responsável e ética. (Matéria e fotos enviadas por e-mail para o Blog do Paulo Noel. Você também pode enviar fotos e textos que serão publicados. Anote nosso e-mail: mailto:radiosaofrancisco@gmail.com)


Nenhum comentário: