sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Dique ameaça romper em Barra do Itabapoana

Secretário de Meio Ambiente diz que governo do Estado tem que intervir.
.Fotos: Observatório ambientalista de Barra do Itabapoana.

A erosão destrói o dique às margens do Rio Itabapoana

Na Foz do Rio Itabapoana o mar já destruiu dezenas de casas.

.
Os moradores de Barra do Itabapoana que residem às margens do Rio Itabapoana, próximo à foz no Oceano Atlântico, estão preocupados com as condições precárias do dique de proteção de cerca de 50 habitações da área. Segundo a professora e ambientalista Eloísa dos Santos Rodrigues – moradora do lugar o dique está na iminência de romper no período de cheia ou de maré alta. “Estamos pedindo socorro para que não aconteça um desastre na comunidade”, disse. Segundo Eloísa, as casas correm risco de serem inundadas caso o dique rompa ou não seja recuperado urgentemente. “A maré alta e a abertura da boca da barra tem concorrido para a erosão do dique, com rachaduras em vários trechos. A situação do cais também é critica”, diz. Aliás, com relação ao cais, há informação de que um mergulhador de Guarapari no ES, no período das cheias mergulhou no Rio Itabapoana e constatou que a base do cais está toda destruída, sem nenhuma estrutura. “Caso o cais ceda a Rua Beira Rio pode ficar interditada”, disse a ambientalista.

Erosão começou com as fortes chuvas
Segundo os moradores a erosão começou no período das chuvas, depois que as águas começaram a passar por cima do Dique. Os moradores receberam a visita de dois secretários da prefeitura de SFI, respectivamente o de Serviços Públicos e Urbanos, José Carlos Silva de Azevedo e de Meio Ambiente, Lael Santos. Segundo o secretário de Meio Ambiente o investimento para recuperação do dique é muito dispendioso, no momento, para a prefeitura. “Na próxima semana vamos ao Rio de Janeiro em busca de recursos junto ao governo do Estado para as obras necessárias”, disse. Com relação a invasão do mar em áreas habitáveis, Lael Santos disse que é o resultado de ocupações irregular no litoral. Às margens do Rio Itabapoana o secretaria detectou a degradação da mata ciliar.

Um comentário:

Anônimo disse...

KD AS OBRAS DE CONTENÇÃO ????KD A CONSTRUÇÃO DE DIQUES???EM RECIFE COLOCARAM PEDRAS E O ARRECIFES FAZEM O SERVIÇO DE CONTER A AGUA ,EM BARRA DO ITABAPOANA NEM O CAIS DA CIDADE ESTA DE PÉ ,ESPERO QUE TOMEM PROVIDêNCIAS URGENTES
MARCIA TEIXEIRA