quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Secretarias de Educação e de Saúde decidem recomeçar as aulas no dia 17 no Estado

São Fracisco de Itabapoana acompanhará decisão.
Confira aqui o calendário de reposição das aulas nas escolas estaduais.
.
O município de São Francisco de Itabapoana acompanhará a decisão do Estado do Rio de Janeiro e vai retomar as aulas nesta segunda-feira (17-08). Nesse momento acontece uma reunião entre a secretária municipal de Educação e Cultura, Daise Tavares, e o secretário municipal de Saúde, Fabiano Córdova, para planejar as medidas preventivas no combate à nova gripe nas escolas municipais.
.
Em entrevista coletiva, os secretários de estado de Educação, Tereza Porto, e de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes, afirmaram que as aulas da rede estadual de ensino não serão adiadas novamente. O retorno será no dia 17 de agosto.

Segundo a secretária de Educação, os responsáveis não devem enviar os filhos gripados às escolas. As faltas serão abonadas mediante contato dos pais com a unidade de ensino, informando a situação de saúde do aluno. Neste caso, também não serão necessários atestados médicos.

Os professores serão orientados a afastar imediatamente os alunos que, porventura, apresentem sintomas de gripe durante as aulas. Estes alunos serão conduzidos a outro espaço e o responsável deverá ser contatado para buscar a criança ou adolescente no colégio. Se o estudante estiver com febre e sintomas da doença, o responsável será orientado a levá-lo para uma consulta em uma unidade de saúde.

- Desde ontem, a Secretaria está distribuindo nos colégios da rede 176 milhões de copos descartáveis, o suficiente para dois meses de utilização. Na segunda-feira, data de retorno dos alunos, todas as escolas já estarão preparadas para recebê-los -, disse Tereza Porto.

Ainda de acordo com a secretária, todos os diretores receberam orientações sobre os cuidados de higiene com os alunos, a ventilação das unidades, a lavagem das mãos nos intervalos das aulas e antes da alimentação, entre outras. Também foram distribuídas nas escolas 20 mil cartilhas, com informações sobre sintomas e transmissão da gripe.

Os 463 inspetores escolares foram treinados por profissionais da Secretaria de Saúde para dar orientação às escolas. Eles farão visitas regulares às unidades e serão multiplicadores dos procedimentos e cuidados necessários. A reposição das aulas será realizada com a utilização de oito sábados letivos, a partir de setembro, e uma semana a mais de aulas em dezembro.
.
Com informações da Secretaria de Estado de Educação

Nenhum comentário: