segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Primeira morte com suspeita de gripe suína em SFI

Direção do Hospital Manoel Carola vai conversar com familiares de Adelma para saber se ela viajou recentemente.
Foto: divulgação - ultimosegundo.ig.com.br.

São Francisco de Itabapoana registrou a primeira morte com suspeita da Gripe Suína. Trata-se de Adelma dos Santos Guimarães, 37 anos, dona de casa, moradora em Batelão de Barra, localidade ao norte de SFI. O óbito aconteceu às 04h35min da madrugada de sábado, depois de uma parada cardíaca provocada pela insuficiência respiratória.

A paciente deu entrada no Hospital Municipal Manoel Carola na sexta-feira (07-08), à tarde, com os sintomas da gripe e falta de ar. A Secretaria Municipal de Saúde solicitou o Tamiflu junto ao Corpo de Bombeiros de Campos, local de distribuição do medicamento na região. (Fica uma pergunta: Por que não deixar estocado o medicamento nos hospitais? A vida não pode esperar um carro sair de nosso município para apanhar um remédio em Campos). Na sexta-feira mesmo Adelma foi medicada, entretanto o quadro piorou e ela veio a falecer rapidamente.

Segundo a administração do hospital, hoje funcionários da Secretaria de Saúde vão conversar com os familiares para saber se a dona de casa viajou recentemente, e quando os sintomas começaram a se manifestar.

O material para o exame (saliva e sangue) foi colhido na sexta-feira e enviado para o Rio de Janeiro. Há uma expectativa para que o exame fique pronto ainda esta semana. Só a partir do resultado, será possível confirmar o caso como gripe Suína ou não. Enquanto não há uma confirmação, os funcionários do Hospital Manoel Carola foram orientados a usarem máscaras.

Nenhum comentário: