terça-feira, 11 de agosto de 2009

Curso de Mandarim começa pela Praia do Açu

"Ni Hao" = ...oi tudo bem

O Curso de Mandarim implantado pela Prefeitura de São João da Barra através da Secretaria de Educação e Cultura e em parceria com a Câmara de Comércio Indústria Brasil - China / Espírito Santo teve início n última terça-feira na Escola Municipal Crizanto Henrique de Souza localizada na praia do Açu. De acordo com a coordenadora do Curso Municipal de Mandarim, Florita Fernandes Moço, foram formadas seis turmas de 15 alunos que assistirão aulas todas as terças-feiras e quartas-feiras num período de 4 anos englobando o ensino básico, avançado e conclusivo.
“Na terça-feira as aulas serão ministradas das 10h às 12h, no Açú, das 14h às 16h, E.M. José Alves Barreto de Mato Escuro, e das 17h às 19h na E.M. Elízio de Magalhães em Barcelos. Já na quarta-feira, das 10h às 12h, na E.M. Amaro de Souza Paes em Grussaí, das 14h às 16h, E.M. Domingos Fernandes da Costa no Centro, e das 18h às 20h, E.M. Amália Soares de Almeida em Atafona” informou. A moradora do Açu, Carla Márcia, 28 anos, que estuda na 8º Série do Ensino de Jovens e Adultos, decidiu fazer o curso devido à necessidade de estar se atualizando visando futuramente ter um bom emprego. “Já trabalhei como copeira no Porto do Açu servindo a comida e auxiliando na cozinha e sei muito bem a importância de aprender a língua chinesa”, comentou. – Lembro quando recebemos um chinês na cozinha e ficamos sem saber o que fazer para atendê-lo. Sabíamos que ele queria comida devido aos gestos mais a quantidade e a variedade do cardápio ficamos sem entender – declarou.
São João da Barra está se destacando por ser o primeiro município do Brasil a implantar o curso de mandarim para a população. A intenção é capacitar os alunos e pessoas da comunidade preparando-os para a demanda de chineses que estão pra chegar com a vinda do Porto do Açu.
– Além de ensinar a ler e escrever, o curso passará noções da culinária chinesa, técnicas do Tai Chi Chuan, apresentação dos pontos turísticos da China, cultura chinesa, visão de comércio (forma em que os chineses se apresentam na negociação), entre outras questões – finalizou a professora de Mandarim Clare Huang. (Matéria: Fabrício Berto)

Nenhum comentário: