quinta-feira, 4 de março de 2010

Manifestação em Praça pública em prol dos royalties do petróleo em SJB




Padre Gustavo, da paróquia de São João da Barra também aderiu a manifestação na Praça de São João Batista em frente a Matriz.


Faixas, cartazes com mensagens durante a manifestação.

São João da Barra na luta pró-royalties.
.
Palco de grandes festas populares, a Praça São João Batista, em São João da Barra, foi tomada na tarde desta quinta-feira (04), por estudantes, trabalhadores, representantes de entidades da sociedade civil e cidadãos de todas as partes do município, em uma manifestação contra a emenda dos deputados Ibsen Pinheiro (PMDB-RS) e Humberto Souto (PPS-MG), propondo a redistribuição dos royalties do petróleo. Ao som do hino nacional, cerca de mil manifestantes cruzaram a avenida Joaquim Thomaz de Aquino Filho exibindo faixas com mensagens de protesto destacando a condição de São João da Barra como município produtor e, consequentemente, seu direito à compensação financeira. Com a palavra aberta ao público, a população sanjoanense pode ratificar o sentimento de indignação com a proposta dos parlamentares, havendo espaço, também, para lideranças de outros municípios, como ex-prefeito de Campos dos Goytacazes, Rockfeller de Lima, que clamou por justiça aos municípios produtores, como São João da Barra. A prefeita Carla Machado, que faz parte do conselho fiscal da Associação Nacional dos Municípios Produtores – Anamup, participou do manifesto por telefone devido à agenda externa e alertou que, com a redistribuição dos royalties, os municípios produtores do Estado do Rio de Janeiro provavelmente terão que suspender programas importantes. Ela destacou o engajamento da população na luta e disse que os municípios produtores irão recorrer ao Supremo Tribunal Federal, caso seja necessário, para que não haja a redistribuição.
— São João da Barra teve em 2009 seu melhor ano em termos de repasse dos royalties do petróleo, entrando para o nosso caixa cerca de 150 milhões de reais. Esse dinheiro é investido em várias áreas, como saúde, educação, transportes, cultura, dentre outras. Com essa nova redistribuição, estima-se que a arrecadação anual gire em torno de R$ 600 mil. Na segunda-feira (08) estaremos levando a situação, juntamente com o governador Sérgio Cabral, ao presidente Lula. Através da Ompetro (Organização dos Municípios Produtores de Petróleo e Gás) conseguimos agendar também uma reunião para a próxima quarta-feira (10) no Supremo Tribunal Federal para que possamos expor a situação, já que somos responsáveis por quase 90% da produção nacional — destaca a prefeita. Outras autoridades do Município, como o líder do governo na Câmara de Vereadores, Aluízio Siqueira e o pároco do município, Padre Gustavo Ribeiro dos Santos, também discursaram em defesa dos royalties para os municípios produtores. “Não é uma luta nem religiosa, nem política. É uma luta em prol de São João da Barra e que conta com o apoio da Igreja”, disse o pároco.

Presente à manifestação, a professora de História Marcela Toledo, moradora da praia de Grussaí, falou dos benefícios trazidos para o município por meio da receita dos royalties. Ela se disse apreensiva com a possibilidade da diminuição brusca desse repasse: “são muitos os serviços prestados e os projetos desenvolvidos com essa verba. Hoje a gente depende desse dinheiro, que é um direito nosso enquanto município produtor e que tem seus prejuízos com a exploração do petróleo. É uma forma de compensação que deverá continuar e que, a cada dia mais, poderá ser investida para trazer ainda mais transformação social e distribuição dos recursos sempre de forma igualitária”. Integrantes do grupo cultural “Sonho, Amor e Fantasia”, nove jovens do município, vestidos de preto, com os rostos pintados e utilizando nariz de palhaço, encenaram uma peça destacando os investimentos feitos pelo poder público com os recursos dos royalties. As bolsas de estudos para universitários, subvenções para entidades de vários segmentos, projetos de inclusão social, pavimentação de ruas e estradas, restaurações de prédios históricos, foram alguns dos itens lembrados pelos jovens artistas sanjoanenses, que, através da arte, retrataram um futuro sombrio com a mudança nos repasses,q eu equivalem a 70% do orçamento do município. (Maurício Barreto- Secom - SJB)

Um comentário:

HAROLDO JOSÉ CORREA ROSA disse...

PARABENS PELO SEU EXCELENTE BLOG COM MATÉRIAS E NOTICIONARIOS DA MELHOR QUALIDADE,AO QUAL SOU LEITOR ASSIDUO,ILUSTRE AMIGO PAULO NOEL.

ABRAÇOS DO HAROLDO JOSÉ CORRÊA ROSA
VILA VELHA (ES)