quarta-feira, 3 de março de 2010

São João da Barra participa da Olimpíada da Língua Portuguesa


A coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação de São João da Barra, Tatiana Paixão, representou o município, na última terça-feira (02/03), na abertura oficial da Olimpíada da Língua Portuguesa, na Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro.

O Ministro da Educação, Fernando Haddad, que participou da solenidade destacou a importância do evento que tem o objetivo de proporcionar ensino de qualidade para todos. “Essa é uma das nossas ações do Plano de Desenvolvimento da Educação, idealizado para fortalecer a educação do país”, disse Fernando.

Segundo Tatiana a Olimpíada da Língua Portuguesa foi implantada em parceria com o Ministério da Educação (MEC), Fundação Itaú Social, Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC), governos estaduais e municipais.

A previsão para 2010 é a participação de 120 mil escolas do Brasil. Participarão alunos do 5º e 6º ano, concorrendo com o gênero textual poema, 7º e 8º ano, com memórias e 9º ano do Ensino Fundamental com crônicas. As escolas estaduais também poderão participar com as turmas do Ensino Médio, cujos gêneros a serem produzidos são: crônica (1º ano) e artigo de opinião (2º e 3º ano).

Os professores de língua portuguesa trabalharão o tema deste ano: O lugar onde vivo. A previsão é de que São João da Barra participe com 1.196 alunos das escolas municipais e 2.819 alunos das escolas estaduais. “A formação será dos dias 7 a 14 de abril, às 9h, na Secretaria de Educação, após a formação, os professores terão até o dia 14 de maio para se cadastrarem no site: escrevendoformacao.cenpec.org.br”, explicou.

Os professores trabalharão os gêneros textuais com seus alunos para que eles iniciem as produções dos textos que serão selecionados em cinco etapas (escolar, municipal, estadual, regional e nacional).

Até 500 alunos das escolas de todo o Brasil irão para a etapa regional, os semifinalistas se encontrarão, em novembro deste ano, em quatro estados (Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte e Fortaleza), onde produzirão textos e serão selecionados para a próxima etapa em Brasília, onde acontecerá a final com 152 alunos, dos quais sairão apenas 22 vencedores que serão premiados e poderão ter seus textos publicados.

Fabrício Berto – Secom-SJB

Nenhum comentário: