quarta-feira, 10 de março de 2010

Nível do Paraíba coloca defesa civil de SJB em alerta

A Defesa Civil de São João da Barra está em estado de alerta tendo em vista o aumento do nível do Rio Paraíba do Sul para 7,50 metros obrigando a ativar o sistema de prontidão. A elevação do nível incidiu depois das fortes chuvas que caíram na região Sudeste, em especial na Zona da Mata Mineira, Vale do Paraíba e regiões Sul e Serrana do Estado do Rio de Janeiro.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Felício Valiengo a cota normal do Rio Paraíba do Sul é de 6 metros variando até 7,20 metros de acordo com a maré alta. “Com oito metros o rio já causa transtorno à área agrícola, pecuária e algumas residências localizadas nas localidades ribeirinhas do Centro da cidade até Barcelos”, comenta, lembrando que foi construído um enroncamento de pedras com extensão de 500 metros no local onde havia risco eminente de rompimento do dique.

“Vamos permanecer em prontidão até o próximo fim de semana em função da previsão meteorológica indicando chuva para os próximos dias, com maior probabilidade a partir de quinta-feira onde o acúmulo pode chegar próximo a 50 milímetros”, informa acrescentando que a prioridade são as residências situadas em área de risco onde se preciso for haverá remoção das famílias para abrigos da Prefeitura.

Nesta quinta-feira (11) estaremos participando de uma reunião do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, com objetivo de debater as regras operativas do sistema hidráulico do rio e como as empresas que utilizam o rio para geração de energia elétrica, distribuição de água potável através de barragens, possam utilizar seus equipamentos na prevenção de possíveis desastres no curso do Rio Paraíba do Sul e seus afluentes.

Fabrício Berto – Secom – SJB

Nenhum comentário: