quarta-feira, 10 de março de 2010

SJB sedia Fórum Regional de Saúde Mental


A secretaria de municipal de Saúde de São João da Barra em parceria com gerência de Saúde Mental da secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil vão realizar nesta quinta-feira, dia 11 de março, o Fórum Noroeste de Saúde Mental. O encontro será no Sesc/MG, em Grussaí, das 10 às 14 horas.

O Fórum tem como público alvo os secretários municipais de Saúde, os coordenadores municipais de Saúde Mental, os superintendentes de Atenção Básica, os superintendentes de Educação em Saúde e Gestão Participativa da secretaria de Estado de Saúde, representantes da Central de Regulação de Vagas e representantes dos Conselhos de Saúde.

Os profissionais estarão discutindo sobre a organização da estrutura temária e sobre a formação da comissão organizadora para as conferências municipais e regionais de saúde mental intersetorial. Estarão em debate as formas de potencializar a organização das conferências envolvendo representantes dos conselhos municipais de saúde.

Ao final do fórum será inaugurada em São João da Barra a sede própria do Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) na Rua Manoel de Souza Braga, no 51, no bairro da Água Santa. O espaço vai atender pessoas com transtornos mentais graves e persistentes e funcionará com atendimento ambulatorial e como centro de triagem. O centro sanjoanense vai contar com psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, técnicos em enfermagem, psiquiatras, terapeutas ocupacionais e musicoterapeutas.

O objetivo do CAPS é oferecer atendimento à população, realizar o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), entre todos os dispositivos de atenção à saúde mental, têm valor estratégico para a Reforma Psiquiátrica Brasileira. Com a criação desses centros, possibilita-se a organização de uma rede substitutiva ao Hospital Psiquiátrico no país. Os CAPS são serviços de saúde municipais abertos e comunitários que oferecem atendimento diário. (Alencar - Secom- SJB)

Nenhum comentário: