sábado, 2 de abril de 2011

São Francisco produtor de petróleo: especulação ou fato

Especulações na cidade dão conta de que o município de São Francisco de Itabapoana, a exemplo de Arraial do Cabo, também será transformado em município produtor de petróleo. Hoje, pelo telefone, indagamos do prefeito Beto Azevedo se a ANP – Agencia Nacional de Petróleo, estaria propensa a reconhecer a cidade sanfranciscana como município da zona principal de produção. O prefeito disse que por enquanto ainda não tem nada confirmado, entretanto, deixou transparecer que realmente o município pode receber royalties como município produtor, a exemplo de Cabo Frio, Búzios, Quissamã, Macaé , Campos e São João da Barra. O prefeito limitou-se a informar que não tem medido esforços objetivando buscar esta receita para o município. Mas, já há comentários, cada vez mais fortes na cidade, de que o prefeito Beto Azevedo estaria aguardando uma decisão da ANP para dar esta boa notícia ao povo de São Francisco de Itabapoana. Se Arraial do Cabo conseguiu, já é um sinal claro que bons ventos também devem soprar para estas bandas, embora com muito atraso. Caso a notícia seja confirmada, uma pergunta não pode deixar de ser feita: como ficam as parcelas que o município tem direito e que nunca foram pagas, sequer centavo?

3 comentários:

Edison Correa da Rocha disse...

No meio do ano passado, eu fui convidado a participar de uma reunião, tipo prestação de contas, nessa reunião, lembro-me muito bem do Beto ter dito que em breve os moradores do municício teriam uma boa noticia em relação aos royalties.
Agora vamos as contas, Arraial do cabo tem apenas 158 km2, não consegui buscar a estenção litoranea, comparando com São francisco que tem mais de 1.111 km2,quer dizer,cabe mais de seis Arrail do Cabo dentro de São Francisco e com mais de 65 km de litoral, seria uma injustiça para o municipio, não recebermos, pelo menos o dobro do que Arrail do cabo recebe, não sei se o quantitativo produzido referente a costa de cada municipio, é levado em consideração, mas se passarmos a receber, no mínimo o mesmo valor de Arraial, ja seria a redenção para São Francisco, se esses Royalties forem bem aplicados.

carlos disse...

Fala-se em royalties como se eles fossem a salvação da pátria,olhem o nosso vizinho milhões e o que trouxe para população?,obras superfaturadas e a população a mingua,presidente kennedy milhoes e ainda é um enorme bolsão de pobreza.É preciso q haja fiscalização dessa verba,será ótimo para sfi,mas se ñ houver fiscalização apenas servirá para aumentar as desigualdades sociais que já são gritantes.

Anônimo disse...

Quanto as cotas passadas, peço perdão para plágiar ao anjo Chico Xavier.

" Ninguém pode voltar atrás e fazer um novo começo, mas pode a partir de agora fazer um futuro diferente."