terça-feira, 10 de maio de 2011

Cabos do sistema de ancoragem do FPSO OSX-1 chegam ao Brasil


O sistema de ancoragem da primeira unidade flutuante de produção, armazenamento e descarga de óleo e gás da OSX, o FPSO OSX-1, recebe mais um item em sua composição. Chegaram ao País os 10 cabos de aço responsáveis por fazer a ligação entre as amarras e a boia cônica semi-submersa que compõem o sistema, responsável por manter a embarcação fundeada no local de operação.

Os cabos têm 240 m de comprimento e pesam 17 toneladas cada um. Além deles, as amarras e as estacas do FPSO OSX-1 também já estão no País. A instalação previa desse sistema no Rio de Janeiro permitirá uma rápida conexão da unidade, abreviando o tempo necessário entre a chegada do OSX-1 ao Brasil e o início de sua operação, prevista para o segundo semestre do ano.

O FPSO OSX-1 está em fase final de customização em Cingapura e será fretado à OGX, empresa de óleo e gás do Grupo EBX, por 20 anos, para operação na Bacia de Campos. A OSX planeja ainda a construção do maior estaleiro das Américas no Complexo Industrial do Superporto do Açu, em São João da Barra, com previsão de início das obras ainda neste semestre.

Sobre a OSX
A OSX é uma companhia aberta privada brasileira com atividade no setor de equipamentos e serviços para a indústria offshore de petróleo e gás natural, com atuação integrada nos segmentos de construção naval, fretamento de unidades de exploração e produção (E&P) e serviços de operação e manutenção (O&M).

Nenhum comentário: