segunda-feira, 9 de maio de 2011

Carla Machado representa Norte Fluminense no lançamento do Plano Regional de Desenvolvimento na Alerj






A prefeita de São João da Barra, Carla Machado, representou, na manhã desta segunda-feira (09), a região Norte Fluminense no lançamento do Plano de Desenvolvimento Sustentável das Regiões Norte e Noroeste Fluminense, fazendo parte da mesa organizadora do evento junto ao presidente da Alerj, deputado Paulo Melo, do vice-presidente da Firjan/Norte, Geraldo Coutinho, do secretário de estado de Desenvolvimento Econômico, Júlio Bueno, do secretário de estado de Planejamento e Gestão, Sérgio Ruy, do diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrela e do prefeito de Itaperuna, Fernando da Silva Fernandes, representando a região Noroeste no evento.

O projeto é fruto de uma parceria entre governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, e Petrobras e consiste na elaboração de um Plano de Desenvolvimento para as regiões do estado em diversas potencialidades, como petrolífera, extrativa mineral, agricultura e os novos empreendimentos em vista de acontecerem na região.

Além dos prefeitos dos municípios das regiões norte e noroeste, participarão secretários municipais, parlamentares, pesquisadores, empresários e cidadãos interessados no tema. Na ocasião será apresentada a carteira de projetos baseada no diagnóstico regional em diferentes áreas. Os principais resultados e conclusões serão debatidos entre os participantes.

Paulo Melo enalteceu a parceria que o governo do estado está vislumbrando com a região e acrescentou que a prefeita Carla Machado é empreendedora e tem uma visão ampla de todo o desenvolvimento que aportará na região. O presidente da Alerj teve compromisso e passou a presidência dos trabalhos para o deputado Roberto Henriques. O vice-prefeito de São João da Barra, Genecy Mendonça, “Dodozinho”, foi homenageado ao ser chamado para sentar ao lado da presidência da Casa durante o evento.

O plano aborda a Análise Situacional da Região; Avaliação da Relação Situacional dos Mercados; Cenários Prospectivos ; Visão de Futuro; Estratégia e Programa de Desenvolvimento Regional; Regulação e Regulamentação Institucional Legal; Modelo de Governança e Gestão, "Funding", Metodologia de Desenvolvimento e Desempenho; e, finalmente, uma Carteira com 52 Macroprojetos de curto, médio e longo prazos.
A elaboração de uma Carteira de Projetos Estruturantes Prioritários é um dos principais produtos deste trabalho, abrangendo as respectivas especificações básicas e estratégias de suporte financeiro desses empreendimentos.

Para a prefeita Carla Machado, todo projeto que envolva governança regional deve ser encarado de forma estratégica devido ao grande empreendimento que chega a São João da Barra. “O Complexo Portuário e Industrial do Açu vai impactar diretamente em nosso município, mas toda a região também sofrerá impactos. É preciso delinear ações e programas focados no desenvolvimento sustentável tendo prioridade na inclusão do ser humano em todo este contexto. Temos que dar atenção especial a agricultores e pescadores que estão sofrendo impactos. Todos os envolvidos devem dialogar mais. Às vezes falta diálogo”, ressalta Carla.

A prefeita sanjoanense acrescentou que a região tem os menores índices de IDH e em contrapartida recebe royalties de petróleo. “Só a partir de 2007 São João da Barra começou a receber um montante considerável de royalties e imediatamente o convertemos em programas de infraestrutura, saneamento, qualificação, turismo, cultura entre outros.

De acordo com Sérgio Ruy, este desejo de cooperação para desenvolver uma dinâmica eficaz já demonstra que os atores envolvidos querem realmente mudar o perfil da região. “Juntos temos que definir as prioridades, concentrar recursos, buscar os objetivos em comum e gerar resultados”, analisa o secretário de Planejamento do Estado.

CARTEIRA DE PROJETOS – O plano desencadeou uma série de projetos para a região. Infraestrutura, Modernização da Gestão Pública, Adequação do Sistema Viário Regional, Gastronomia, Implantação das Redes de Monitoramento Ambiental, Redução da Fragmentação Florestal, Plano Diretor de Saneamento Ambiental Regional, Formação de Quadro de Pessoal Técnico e de Nível Superior são algumas das ações a serem desenvolvidas na região.

Secom-SJB
Bruno Costa

Nenhum comentário: