quarta-feira, 29 de junho de 2011

Gargaú homenageia São Pedro com missa e procissão




No calendário católico, todo dia 29 de junho é dia de São Pedro. Para celebrar o padroeiro das viúvas e dos pescadores, missas serão celebradas nesta quarta-feira (29) na Igreja Católica de Gargaú. O Tríduo Preparatório da Festa de São Pedro aconteceu na mesma paróquia.

Às18h30, os fiéis participam de uma procissão pelas principais Ruas de Gargaú seguida de missa festiva, presidida pelo Padre Lucas Mendes.

São Pedro: o Fundador da Igreja Católica

São Pedro, o Apóstolo e o pescador do lago de Genezareth, cativa seus devotos pela história pessoal. Homem de origem humilde, ele foi Apóstolo de Cristo e depois encarregado de fundar a Igreja Católica, tendo sido seu primeiro Papa. Considerado o protetor das viúvas e dos pescadores, São Pedro é festejado no dia 29 de junho, com a realização de procissões marítimas em várias cidades do Brasil.

Depois de sua morte, São Pedro, segundo a tradição católica, foi nomeado chaveiro do céu. Assim, para entrar no paraíso, é necessário que o santo abra suas portas. Também lhe é atribuída a responsabilidade de fazer chover. No dia de São Pedro, segundo a tradição, todos os que receberam seu nome devem acender fogueiras na porta de suas casas.

Um comentário:

lidiane sales disse...

Bom dia!
Gostaria de informar que a procissão de São Pedro será no domingo 03/07 as 18:30 e a missa sera no mesmo dia as 10 da manhã.Está havendo missa todos os dias as 19:30.No sábado as 15hs haverá a procissão fluvial.
Você está convidado.
Att,
Lidiane Sales