sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Brasil realiza segunda etapa da campanha nacional contra a paralisia infantil




Neste sábado (13), o Sistema Único de Saúde (SUS) realizará a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite com a meta de vacinar 95% do público alvo – 14.148.182 crianças menores de cinco anos em todo o país. Com o slogan “Siga o Zé Gotinha mais uma vez”, o Ministério da Saúde reforça aos pais e responsáveis que as crianças que foram imunizadas na primeira etapa da campanha devem voltar aos postos para tomar as duas gotinhas contra a paralisia infantil.

Ao lançar a segunda etapa da campanha, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, explicou a importância de o Brasil continuar vacinando as crianças. “De acordo com a OMS, 26 países ainda registram casos da doença. Quatro deles – Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão – são endêmicos; ou seja, possuem transmissão constante”, explicou o ministro. “Por isso, temos que continuar vigilantes e reforçar a vacinação. Principalmente, porque são países que têm circulação com o Brasil e esse contato pode trazer o vírus de volta”, completou Alexandre Padilha.

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus (o poliovírus) e a infecção se dá, principalmente, por via oral.

Há 22 anos, o Brasil está livre da circulação do Poliovirus Selvagem. Em 1994 o país obteve o Certificado Internacional de Erradicação da Transmissão Autóctone e, desde então, comprometeu-se a manter altas coberturas vacinais – maiores ou igual a 90%. A partir de 2005, essa meta foi alterada para 95% do público alvo. O último caso de poliomielite no Brasil foi registrado em 1989, na Paraíba.

Cerca de 115 mil postos de vacinação vão participar da mobilização neste sábado (13), em todo o país. Serão aproximadamente 350 mil profissionais trabalhando na campanha, que contará com a utilização de 40 mil veículos (terrestre, marítimo e fluvial).

Durante o lançamento da segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite, em Brasília, o Ministro Alexandre Padilha ressaltou que, apesar de alguns estados e municípios já oferecerem a vacina desde o início desta semana, o próximo sábado (13) é o dia da mobilização nacional.

“É um momento de orientação, quando as famílias terão a oportunidade de ir aos postos de vacinação, nas unidades básicas de saúde (UBS) ou em estabelecimentos comerciais, com a caderneta da vacina nas mãos, não só para receber a vacina contra pólio e sarampo, mas, se for o caso, para obter informações sobre o conjunto de vacinas que disponíveis no SUS”, destacou o ministro.

A primeira etapa da Campanha de Vacinação Contra a Pólio ocorreu no último dia 18 de junho e a cobertura vacinal alcançada foi de 100%. Na ocasião, foram vacinadas 14.186.318 crianças menores de cinco anos.


Maxpress

Nenhum comentário: