quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Incêndio na Mata do Carvão em SFI: até um helicóptero atuou no combate ao fogo

As chamas foram controladas no início da noite
Fotos: Simone Pedrosa Galaxe e Izaque Leal / Internauta





Depois de cerca de 30 horas de incêndio na Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba em São Francisco de Itabapoana finalmente no início da noite desta quinta-feira, 22-09, as chamas foram debeladas.

Segundo informações da ambientalista Simone Pedroso que acompanhou a equipe do INEA – Instituto Estadual do Ambiente durante a ação do Corpo de Bombeiro , guarnição de Guarus, o fogo que começou ontem, durou todo dia de hoje, 22-09. O vento forte soprando da Região Norte contribuiu para que as chamas de propagassem ainda mais.

Um helicóptero da Policia Civil do Rio de Janeiro chegou logo pela manhã para combater o fogo. Foram três viagens a Campos, ida e volta após abastecimento no aeroporto. Foram efetuadas três descargas de cerca de 500 litros de cada vez no principal foco de incêndio da Floresta. Restou a parte da taboa cujo incêndio foi controlado pelos bombeiros.

Além das equipes de combate ao fogo, outra da concessionária de energia elétrica manteve plantão, acompanhando os trabalhos, já que havia risco do incêndio atingir a da rede elétrica de alta tensão, que passa próximo a propriedade de Cobiça onde começa a chamada Mata do Carvão.
Felizmente a rede não rompeu e as chamas foram debeladas. O fogo se espalhou pelas áreas de propriedade próximas a Estação Ecológica o que dificultou o trabalho das equipes.

Vânia Coelho em entrevista imprensa disse que o fogo destruiu o equivalente a 50 campos de futebol. “A queimada atingiu a área de taboa no brejo da Cobiça e chegou a passar para um braço da mata na área próximo a localidade de Coreia”, disse.

A equipe dos bombeiros da brigada de combate a incêndio de Guarus agiu com competência. A todo momento entrava na mata para apagar novos focos que incêndio que apareciam.
Mas, após muitos esforços de todas as equipes, finalmente o fogo foi controlado no início da noite desta quinta-feira, 22-09. Um fato chamou a atenção, segundo a ambientalista Simone Pedrosa, foi em relação a destruição da fauna e da flora e a incalculável perda que se teve de animais silvestres. Segundo o INEA ainda não dá para saber quantos animais foram mortos

Segundo ainda a chefe do INEA Vania Coelho, a Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba foi criada em 2002 pelo INEA e, é o último fragmento de mata atlântica entre as Regioes Norte e Noroeste de expresividade do Estado do Rio de Janeiro.

2 comentários:

Kelly disse...

Hoje dia 23 ainda dava pra ver fumaça no meio da mata. Acho que ainda há um foco de incêndio, e agora na parte da tarde com esse vento, a fumaça era ainda mais visível.

Kelly disse...

Hoje dia 23 ainda dava pra ver fumaça no meio da mata. Acho que ainda há um foco de incêndio, e agora na parte da tarde com esse vento, a fumaça era ainda mais visível.