quinta-feira, 28 de março de 2013

Ações educativas para reduzir alto índice de acidente em SFI




Diminuir o número de vítimas por acidentes de trânsito no município. Esse é o objetivo da Empresa Municipal de Trânsito de São Francisco de Itabapoana (Entransfi) ao decidir implantar campanhas educativas junto à população. Para isso, encontra-se em andamento um Curso de Capacitação destinado aos agentes. São sete módulos, distribuídos por 120 horas e aplicado no padrão Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

A iniciativa se torna mais necessária, segundo o presidente do órgão, José Amilton Barreto da Silva, pelo fato do município registrar um número elevado de óbitos em decorrência de acidentes, superior ao índice nacional. Existe, ainda, um número maior de outras pessoas feridas, muitas delas com sequelas irreparáveis.

– No ano de 2012, para uma população brasileira de 194 milhões de pessoas, ocorreram 42 mil mortes por acidente, o que proporcionalmente daria uma média de nove óbitos/ano em São Francisco. Preocupa-nos, enquanto cidadão sanfranciscano e principalmente como presidente da Entransfi o fato de, só no referido ano de 2012, terem ocorrido no município 21 mortes, o que representa 133% acima da média nacional – explicou.

Ainda de acordo com José Amilton, foi instituído na Entransfi um setor que acompanha sistematicamente esses acidentes, com registro de locais, horários, dias da semana que correm tais fatos, perfil de pessoas envolvidas, entre outras informações.

– Com isso podemos afirmar que parte desses acidentes envolvem motocicletas utilizadas por pessoas jovens, várias delas inabilitadas e normalmente em finais de semana, não sendo descartada a possibilidade de uso de bebida alcoólica por parte desses motoristas e motociclistas envolvidos – destacou.

O Brasil figura como um dos países com maior violência no trânsito, por este motivo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), preocupado com esses dados, orienta os demais órgãos para que desenvolvam campanhas educativas visando a redução desses dados.

Ascom

Nenhum comentário: