segunda-feira, 25 de março de 2013

Governo do RJ adia licitação para obra da ponte entre SFI e SJB

Abertura de envelopes seria nesta segunda-feira (25)
Postagem atualizada às 12h10

A licitação da obra da Ponte entre São Francisco de Itabapoana e São João da Barra, que seria nesta segunda-feira (25), foi adiada sem uma data definida. Segundo informações apuradas pelo Blog, 23 empresas compareceram para a abertura dos envelopes na manhã de hoje, e foram surpreendidas pela publicação no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira. Segundo a publicação, o Governo do Estado do Rio de Janeiro adiou a licitação atendendo a uma determinação do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro.

Confira a publicação em Diário Oficial:


Como o Blog já divulgou, os antigos pilares não serão aproveitados. A nova ponte será construída cinco quilômetros rio acima, e a cabeceira do lado norte ficará em território campista, porém próximo ao limite com o município de São Francisco de Itabapoana. Essa mudança vai aumentar um pouco a distância entre São Francisco de Itabapoana e São João da Barra, entretanto, com o novo projeto, a distância para os sanfranciscanos chegarem ao porto do Açu será encurtada, já que a cabeceira do lado de São João da Barra ficará próximo ao trevo de acesso ao empreendimento do Grupo EBX.

“É importante ressaltar que o projeto antigo da ponte é de 7 km de viaduto, passando em uma área que fica totalmente alagada no período de cheia do Rio Paraíba do Sul e a construção de um dique para substituir determinados trechos seria inviável na questão ambiental”, disse Ivan. O engenheiro ressalta que o projeto atual da ponte é de 1344 metros e não vai interferir em nada na questão do meio ambiente, além disso, a mudança de local de construção da ponte não vai prolongar muito a distância entre São João da Barra e São Francisco de Itabapoana, que será aumentada em apenas 4,5 KM.

Nenhum comentário: