quarta-feira, 27 de março de 2013

Estado decreta epidemia de dengue em São Francisco de Itabapoana e Campos


Era uma questão de tempo. Campos dos Goytacazes e São Francisco de Itabapoana foram incluídos na lista de municípios com epidemia de dengue. Agora já são 42 cidades com epidemia de dengue em todo o estado do Rio. A divulgação foi feita durante a 12ª semana epidemiológica, realizada nesta terça-feira (26/03), no Rio de Janeiro. De acordo com a secretaria de saúde do estado entre o dia 01 de janeiro até 23 de março foram notificados 69.343 casos suspeitos de dengue no estado. Também foram registradas três mortes por causa da doença, nas cidades de Magé, Volta Redonda e Itaocara.

Neste relatório semanal, além de Campos e São Francisco de Itabapoana mais cinco cidades entraram na relação de epidemia. Há uma semana Campos anunciou 3.176 notificações e São Francisco 246. Ainda nesta quarta-feira (27/03) novos dados serão apresentados pelas Secretarias de Saúde dos dois municípios.

Entre os critérios considerados para que um município entre em epidemia está o registro de mais de 300 casos por 100 mil habitantes, curva ascendente de transmissão da doença sustentada por três semanas ou mais consecutivas, e com números acima do limite esperado para a localidade num determinado período de tempo.

Durante todo o ano de 2012 foram notificados 184.123 casos suspeitos de dengue no estado, com 42 óbitos. Na comparação entre 2012 e 2011, apesar do aumento de 9,34% nas notificações por dengue, a quantidade de óbitos caiu 70% no mesmo período.

Monitora Dengue – Em uma ação inédita no país, projeto da Secretaria de Estado de Saúde vai distribuir dez mil smartphones aos municípios para transmissão dos dados sobre dengue em tempo real. O objetivo é garantir que os municípios consigam acompanhar em tempo real o trabalho dos agentes de endemia na busca por focos do mosquito transmissor da doença. A tecnologia vai agilizar a elaboração dos relatórios com os dados coletados e permitir que o tempo de resposta para implementação de ações de combate à dengue e atendimento aos pacientes seja feito mais rápido nos pontos onde houver necessidade.

MUNICÍPIOS COM EPIDEMIA DE DENGUE
* Baixada Litorânea: Araruama, Saquarema, Iguaba Grande, Rio das Ostras, Armação de Búzios, Cabo Frio, Casimiro de Abreu e São Pedro D'Aldeia.

* Centro Sul Fluminense: Paracambi, Sapucaia, Comendador Levy Gasparian, Mendes e Três Rios.

* Médio Paraíba: Valença, Pinheiral, Volta Redonda, Barra do Piraí e Rio das Flores

* Noroeste Fluminense: Cardoso Moreira, Miracema, São José de Ubá, Porciúncula, Natividade, Bom Jesus do Itabapoana e Laje do Muriaé.

* Norte Fluminense: São Fidélis, Campos dos Goytacazes, Carapebus, Macaé e São Francisco de Itabapoana.

* Região da Baía da Ilha Grande: Angra dos Reis.

* Região Metropolitana I: Magé.

* Região Metropolitana II: Niterói, Rio Bonito, Itaboraí, Silva Jardim, Tanguá, Maricá e São Gonçalo.

* Região Serrana: Cantagalo, São Sebastião do Alto e São José do Vale do Rio Preto.

Da Redação do Blog/Site Ururau/Saúde RJ

Nenhum comentário: