segunda-feira, 11 de março de 2013

Sanfranciscanos começam bem Copa Rio de Ciclismo


Marlon Dias e Gustavo Araújo conseguiram patrocínio às vésperas da competição

Marlon Dias no lugar mais alto do pódio da Categoria Juvenil
Gustavo Araújo (de short azul) obteve a terceira colocação na Categoria Júnior

Vinícius Berto – da redação do Blog
Os atletas juvenis de São Francisco de Itabapoana começaram bem a Copa Rio de Ciclismo, competição que teve a sua primeira etapa disputada neste domingo (10), no Sul do Estado. A largada foi na cidade de Angra dos Reis com chegada no município de Mangaratiba em percurso de 90 quilômetros, com um trecho de serra que exigiu muito dos atletas.

Destaque para as promessas do ciclismo sanfranciscano Marlon Dias, 14 anos, e Gustavo Araújo, 17. Marlon, que compete na Categoria Juvenil, foi o campão da prova. Gustavo também subiu ao pódio, obtendo a terceira colocação na Categoria Júnior. A categoria de Marlon teve a largada do meio do circuito, em percurso de 28 quilômetros, enquanto Gustavo teve de percorrer os mesmos 90 quilômetros da Categoria Elite. Por falar na Elite, os experientes Fabiano e Fabiele Mota também disputaram a etapa. O Blog tentou falar com os irmãos Mota para confirmar a colocação dos dois ciclistas nesta competição, mas não conseguimos contato. Ambos estão concentrados em Juiz de Fora, MG, sede dos treinamentos da Equipe FW Engenharia. “Acho que eles chegaram em sétimo e oitavo”, disse Gustavo Araújo.

O evento é dividido em 11 categorias, e soma pontos para os rankings estadual e nacional. Serão cinco etapas, disputadas até julho, em média uma por mês, mas em março serão duas, e a segunda acontece já no próximo domingo (17), em Três Rios, também na Região Sul Fluminense. A Copa ainda serve como aquecimento para a maior prova de ciclismo de estrada da América Latina, o Tour do Rio, entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro.

Por poucos ciclistas não participam da primeira etapa

Marlon Dias e Gustavo Araújo dependem de apoio para participar dessas competições. Eles integravam a delegação de Campos nas viagens, mas na quarta-feira (06-03) receberam a notícia que só poderiam continuar na equipe de Campos caso assinassem contrato para representar Campos. Os jovens recusaram a proposta, e, não contentes em desistir, e ainda com esperanças de seguirem competindo por São Francisco de Itabapoana, procuraram a Rádio São Francisco FM. Na última sexta-feira (08), no Jornal São Francisco é Notícia, eles foram entrevistados, e a Rádio começou uma campanha para arrecadar cerca de 750 reais para custear as despesas para a viagem.

Quando a campanha começou a receber as primeiras ligações de pessoas dispostas a ajudar, eis que ligou o Vereador Pachola e posteriormente o Vereador Alexandre Barrão. Ambos falaram em nome de todos os vereadores que compõe o Legislativo. Estava resolvida a viagem: os parlamentares assumiram o patrocínio. A ida também contou com o apoio do Empresário “Breguesso”, proprietário do Pesque Pague Rancho do Peixe, que emprestou seu carro para a viagem.

Um comentário:

lucia disse...

Parabéns ao Marlon e Gustavo por negarem competir por Campos e desejar levar o nome do nosso Município nas competições e serem bem posicionados nesta competição.
Parabéns aos Vereadores do nosso Município por tão prontamente e em tão pouco tempo ajudarem financeiramente estes jovens a participar desta competição e levar o nome de São Francisco de Itabapoana de uma forma positiva para a mídia.
Parabéns a Paulo Noel e equipe que sempre se empenham em ajudar ao próximo quando são requisitados.
Que bom termos jovens no nosso Município que dão o bom exemplo aos outros, mostrando que querer é poder.