sábado, 16 de março de 2013

São Francisco presente em manifestação em defesa dos Royalties





Liderada pelo vice-prefeito Amaro Barros, já que o prefeito Pedrinho Cherene se encontrava no Rio de Janeiro cumprido agenda junto ao INEA, uma comitiva de São Francisco de Itabapoana participou do evento na última sexta-feira (15/03) em defesa os royalties do petróleo, na cidade de Campos. Mesmo não sendo ainda reconhecido como produtor, o município desenvolve várias ações com a verba que recebe na condição de limítrofe, hoje em torno de 8 milhões de reais/ano, mas que poderá cair bruscamente caso passe a vigorar a nova lei de redistribuição.

A preocupação em relação a essa queda na receita dos royalties já havia sido tema de uma reunião no decorrer da semana entre o prefeito Pedrinho Cherene e seu secretariado. Na oportunidade a equipe técnica do estafe administrativo sanfranciscano informou sobre a necessidade de corte nos gastos, pois sendo mantida a decisão pela nova partilha haverá a necessidade de cobrir com recursos próprios gastos que hoje são feitos com a verba dos royalties.

- Hoje o município mantém com recursos dos royalties, entre outras ações, o transporte universitário para a cidade de Campos, a coleta de lixo e o cartão alimentação do servidor. Mesmo acreditando que o Supremo Tribunal Federal vá reverter essa situação nós temos que trabalhar dentro da realidade. Então eu vejo com pessimismo o futuro caso realmente haja essa mudança da lei de repasse dos royalties – afirmou o secretário municipal de Fazenda, Marcelo Tadeu dos Santos.

Mesmo não tendo em mãos números oficiais relacionados ao prejuízo a partir da redistribuição, a expectativa de São Francisco é que a perda seja de pelo menos 50% no montante. Isso, deve-se ao fato do município, mesmo sendo limítrofe, ser incluído na condição de produtor nessa nova condição de partilha. “Essa nova lei da redistribuição não leva em consideração a condição de limítrofe, então os cálculos para São Francisco são os mesmos feitos para os municípios produtores”, finalizou Marcelo Tadeu.

Ascom-SFI

Nenhum comentário: