terça-feira, 19 de março de 2013

Lucas Ribeiro Mata: orgulho para São Francisco de Itabapoana


Após receber vários prêmios, sanfranciscano representa jovens cientistas de todo o Brasil em homenagem ao ministro Marco Antônio Raupp
Postagem atualizada às 11h03 de 20-03-13
Ministro Raupp recebe troféu das mãos de Lucas 
O Blog tem o prazer de apresentar nessa postagem um pouco da carreira estudantil do jovem cientista Lucas Ribeiro Mata, 19 anos. Motivo de alegria para a pacata comunidade de Alegria dos Anjos, Zona Rural de São Francisco de Itabapoana, Lucas mora atualmente no Rio de Janeiro, onde curso a faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

Recentemente o nosso notável jovem cientista fez encher mais uma vez de alegria quem o admira. Na última sexta-feira (15), Lucas representou os jovens cientistas do Brasil numa homenagem ao ministro de Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp. O ministro recebeu das mãos de Lucas o troféu da 11ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), em agradecimento ao apoio do Ministério de Ciência e Tecnologia. Foi durante o encerramento da Febrace, em cerimônia realizada na Escola Politécnica da USP – Universidade de São Paulo. Justamente a feira em que Lucas foi destaque como finalista em 2010 e 2011.

Desde 2009 Lucas já recebeu vários prêmios nacionais e internacionais com um projeto desenvolvido quando era estudante de Eletromecânica do IFF – Campus Macaé. O projeto “Produzindo Bio-DME, transformando poluição em energia”, foi uma pesquisa desenvolvida por Lucas e seus orientadores para a produção de combustível a partir do bagaço da cana-de-açúcar. Desde então conseguiu reconhecimento em mostras, feiras e eventos científicos no Brasil e também em outros países.

Seu projeto que inicialmente era apenas sobre um novo combustível, foi transformado em um grande projeto sobre a transformação da biomassa lignocelulósica da cana-de-açúcar (palha e bagaço da cana) em DME, combustível substituto do diesel e do gás de cozinha. A ideia de trabalhar com a indústria canavieira veio após muitos anos de vivência na cidade de São Francisco.

Lucas já recebeu cerca de 15 prêmios, dentre os quais podemos citar: Destaque Internacional em Sistemas de Engenharia na Intel ISEF (Los Angeles, EUA), Destaque Internacional em Sustentabilidade na Mostratec e na INESPO (Porto Alegre e Amsterdam, respectivamente), 1º lugar no Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia 2011, 3º lugar em Rigor Científico e 2º lugar em Engenharia na FEBRACE (USP, São Paulo) e 1º lugar no Concurso Nacional de Jovens Inovadores.

“Ele foi nosso aluno aqui do IFF Macaé. O Lucas é um exemplo para nossa região! E tem muito mais história! Isso é só um breve resumo”, comentou a entusiasmada professora  Michelle Catunda, coordenadora da Equipe da Ciência Jovem no IFF-Campus Macaé. Michelle foi quem sugeriu ao Blog essa postagem.

Lucas é filho de Erábton Barcelos Mata, nascido e criado em Santa Luzia, também na Zona Rural de SFI e Nara Núbia de Souza Ribeiro Mata, que é de Alegria dos Anjos. Até 2006 a família residia em Alegria dos Anjos, quando se mudou para Rio das Ostras. Foi na ocasião que Lucas passou a estudar no IFF Macaé. Segundo a mãe de Lucas, agora com o filho distante, morando no Rio de Janeiro, a saudade aumenta, mas a brilhante carreira estudantil do jovem enche de orgulho a todos os familiares.

Apesar de não morar mais em São Francisco de Itabapoana, Lucas deixou um exemplo de estudante dedicado. O jovem foi alfabetizado na Escola Municipal de Alegria dos Anjos, estudou e morou no município até os 14 anos, e hoje busca vôos mais altos. Força Lucas, para seguir em frente. Que o seu exemplo sirva de inspiração para outros jovens. São Francisco de Itabapoana se orgulha de ter um filho tão ilustre.

Vinícius Berto, da redação com informações de Michelle Catunda.
Foto: MCTI

Conheça um pouco mais sobre Lucas em algumas postagens na internet:

2 comentários:

Unknown disse...

Parabéns Lucas exemplo de dedicação para juventude da nossa região!!!!

Uedson disse...

Valeu Lucas! Espero que vc seja uma grande fonte de inspiraçao p o povo sanfranciscano.