quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Caixa participa de encontro de prefeitos em Brasília

Evento reunirá gestores municipais de todo o país

Nos próximos dias 10 e 11 de fevereiro, o governo federal promoverá o Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas para apresentar programas e projetos que auxiliarão os novos gestores na administração pública municipal. O Evento, organizado pela Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República, é uma iniciativa inédita do poder Executivo.

O encontro, que será realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, terá a participação do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e da presidenta da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Ramos Coelho, na cerimônia de abertura, às 14h do dia 10 de fevereiro. O banco é um dos organizadores do evento.

Na manhã de 11 de fevereiro, gestores do banco participarão de painel sobre parcerias com os municípios para viabilizar obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o Desenvolvimento Regional Sustentável. A CAIXA manterá durante o evento um estande de atendimento para recepcionar prefeitos e tirar dúvidas. As informações requeridas serão cadastradas e respondidas por e-mail ou telefone, pelas equipes responsáveis. Os temas que costumam despertar mais interesse são repasses de recursos do OGU – Orçamento Geral da União, obras do PAC, Previdência CAIXA e programas de modernização fiscal. Setenta e dois superintendentes regionais foram destacados para estreitar o relacionamento com prefeitos e participar dos principais fóruns de debates do evento.

A expectativa é de que cerca de 10 mil pessoas, entre 3, 5 mil gestores municipais, secretários, assessores e interessados, participem dos painéis, oficinas e mesas-redondas que constam da programação. Os temas em destaque serão: Educação, Saúde, Segurança, PAC e Agenda Social - Bolsa Família, Mais Cultura e Territórios da Cidadania.

Dentro da programação, será distribuído um catálogo com todos os programas sociais e seus responsáveis em cada ministério, revistas sobre o PAC, Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) e sobre o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Os novos prefeitos receberão ainda manuais sobre procedimentos básicos para os primeiros dias de mandato, informações que devem ser obtidas com a gestão anterior, elaboração orçamentária, e outras ferramentas de apoio à gestão municipal.

Ainda durante o evento, será apresentado pela gestão federal o projeto de lei para a regulamentação da transição de governos. Em tramitação no Congresso Nacional, o texto define regras e prazos para repasse de informações à equipe sucessora, nos âmbitos federal, estadual e municipal. Os governantes que descumprirem as regras serão penalizados.

SALA DAS PREFEITURAS - Para facilitar o acesso dos gestores municipais à informação e solução de suas demandas, a CAIXA criou a Sala das Prefeituras. Neste espaço, os prefeitos são recebidos e têm acesso a atendimento, presencial ou por viva-voz, de técnicos da empresa. Eles também podem utilizar as três salas disponíveis como gabinete. A estrutura foi instalada no primeiro andar do prédio da matriz, no Setor Bancário Sul, em Brasília. Além da Sala da Prefeitura em Brasília, foram criadas 70 unidades semelhantes em superintendências regionais, que todos os prefeitos podem utilizar, em qualquer região do país.

SERVIÇO
Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães - Brasília/DF
Data: 10 e 11 de fevereiro
Apresentação da presidenta da CAIXA, Maria Fernanda Ramos Coelho: Dia 10/11 - 14h

Nenhum comentário: