sábado, 28 de fevereiro de 2009

Canal de acesso a Gargaú recebe mutirão de limpeza

Canal de Gargaú de "cara nova"


Herval da Peixaria não só coordenou a limpeza como também ajudou retirando pneus velhos e colocando placas com apelo: "favor não jogar lixo".

O trabalho foi árduo, mas a comunidade ganhou um cana limpo com “cara nova”.

Um mutirão de limpeza no canal da praia de Gargaú, no município de São Francisco de Itabapoana-RJ, mobilizou dezenas de moradores coordenados pelo empresário dono de fábrica de gelo e frigorífico, Herval Cardoso, conhecido por Herval da Peixaria. O trabalho durou uma semana e, finalmente, o resultado não poderia ser melhor. “Retiramos do canal todo tipo de lixo que alguns moradores teimavam em jogar nas águas como, pneus velhos, garrafas petis, pedaços de isopor, sacolas plásticas, pedaços de pau, aparelhos eletrodomésticos e até poltronas”, diz Herval. Segundo Herval é preciso que haja, daqui por diante, uma conscientização ambiental dos moradores. “Mandamos colocar placas com mensagens para que não joguem lixo no canal” diz. Na opinião de Herval Cardoso, só falta agora a prefeitura municipal, implantar um projeto de urbanização em toda a extensão do canal, construindo, inclusive, decks para ancoragem dos barcos de pesca e de transporte coletivo. “Muitos turistas de São João da Barra e São Francisco de Itabapoana passam por Gargaú a passeio, mesmo sem infra-estrutura”, diz. Para Herval Cardoso a construção de um deck para embarcações incentivaria ainda mais o turismo entre os dois municípios.

3 comentários:

Jurema Cappelletti disse...

Cheguei ao seu blog através de outro blog (Resistência e Liberdade). Este é o caminho que sempre me leva a outros blogs, mas não há esta alternativa em sua enquete. Aqui fica a sugestão.

Jurema Cappelletti
A Casa da Mãe Joana - http://puteiro-nacional.blogspot.com/

Anônimo disse...

Obrigado pela sugestão Jurema. Li seu blog. Gostei. Grande abraço do Paulo Noel.

Anônimo disse...

Rapaz, todas os Vivas ao meu amigo Herval. O todo poderoso o ilumine e permita irradiar sempre esta luz, e fortaleça este espírito de preservação !
Já enchi samburá de camarão pitú na maré, que é como todos chamam aquele canal atrás dos frigoríficos.
Passe pra ele Paulo que no que o irmão aqui for útil, serei servo nestas atitudes. !
Conte comigo !

Zé Armando