quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

FPSO cidade de Niterói começa a operar no campo de Marlim Leste- Bacia de Campos

É a 2ª plataforma a entrar em produção em 2009

Entrou em operação hoje, dia 26, o navio - plataforma FPSO Cidade de Niterói, no campo de Marlim Leste, na Bacia de Campos, a 120 quilômetros da costa, na profundidade de água de 1.370 metros, com capacidade para produzir 100 mil barris de petróleo leve (28º API) e 3,5 milhões de m³ de gás por dia. Esta unidade e a plataforma P-53, que começou a produzir em novembro de 2008, compõem o sistema definitivo de produção de Marlim Leste.
O FPSO (sigla em inglês que significa unidade flutuante de produção e armazenamento de óleo) integra o módulo II de Marlim Leste, na jazida conhecida como Jabuti. Será conectado a dez poços produtores, sendo nove de petróleo e um de gás.
Este projeto apresenta importância adicional, em termos de exploração petrolífera, por se tratar da primeira acumulação comercial de petróleo em reservatórios carbonáticos, situados acima da camada de sal, em águas profundas da Bacia de Campos.
A descoberta, realizada em 2005, foi um sucesso exploratório e deu origem a uma série de outras descobertas em reservatórios semelhantes na área. Trata-se de um importantíssimo alvo exploratório para a Petrobras, em região que já conta com ampla estrutura de produção, o que minimiza custos e aumenta a velocidade de implantação de projetos.
Afretado à empresa Modec, a unidade integra o Plano de Antecipação da Produção de Gás (PLANGAS) e é a segunda plataforma da Petrobras a entrar em operação este ano, um mês após o início da produção da P-51, primeira unidade semissubmersível totalmente construída no Brasil.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá boa tarde!!!
Sou joniedson oliveira morador de Guarixima,Sou plataformista e estou embarcado no navio plataforma (FPSO POLVO)de origem Panamenha no campo de pouvo e estou ligado nas noticias de nossa região fico muito feliz esta sabendo das notiacis de nossa região ainda mais com essa nova conquista de um outro navio plataforma para nois.isso indica mais chance de trabalho para todos.deixo meu abraço para todos e digo que não deixe de sonhar pois eu sonhei e consegui embarcar, Conquistei meu espaço.sou de um lugar muito umilde e mesmo assim não desisti de conquistar minha oportunidade.um grande abraço a todos de são francisco de itabapoana e do meu querido lugar esquecido (guarixima).um grande abraço a todos da rádio.e vamos com beto na frente e nois apoiando vamos chegar lá meu povo.queremos mais oportunidade de trabalho digno pra todos.Queremos polo de estudo tecnologico pra nossa juventude.