terça-feira, 24 de março de 2009

Artesãs sanjoanenses participam de feira no Rio de Janeiro

Fechando as comemorações da semana do artesão, que teve seu dia festejado na última quinta-feira (19), um grupo de 15 artesãs sanjoanenses, através da prefeitura de São João da Barra, participou das oficinas do último dia da Terceira Rio Artes Manuais. O evento foi realizado no Centro Cultural da Ação da Cidadania Maurício Andrade, no bairro da Saúde, na cidade do Rio de Janeiro, desde o dia 17, tendo seu encerramento nesse domingo(22). Segundo a organização, o local abrigou 30 expositores e teve diariamente cerca de 200 oficinas.

O grupo de São João da Barra participou de oficinas de fitas, pintura em porcelana, biscuit, bijuteria em couro, customização em roupas, tingimento, decoupagem e pintura em vidro. Para elas, a satisfação em terem aprendido novas técnicas foi tão grande que no caminho de volta o conhecimento foi compartilhado entre as companheiras que ensinavam umas as outras o que aprenderam nas aulas que participaram.

Vânia Pantoja, coordenadora do projeto “Artesanato é a Nossa Cultura” e da Estação das Artes Derly Machado, acompanhou as profissionais e elogiou o trabalho que vem sendo realizado na área no município. “Uma das provas que o trabalho dos artesãos está sendo valorizado e respeitado em São João da Barra é o fato de podermos ter participado dessa feira. A atual administração está investindo porque sabe o potencial do artista sanjoanense. Hoje, contamos com mais de 100 inscritos no projeto e o número está crescendo a cada dia”, ressalta Pantoja.

Nenhum comentário: