sábado, 28 de março de 2009

Enquanto isso, os factóides rolaram...

Vinícius Berto
No início da noite desta sexta-feira (27/03) (segundo informações dos locutores) os telefones da rádio não paravam de tocar. Eram ouvintes da São Francisco FM, além de Jornais, Rádios e TVs de Campos, todos aflitos por informações. Nas ruas o que se ouvia era o boato da necessidade de uma nova eleição no município. A boataria tomava conta das rodas de bate-papo. Até fogos de artifícios foram ouvidos, e olha que os jogos dos times do Rio só acontecem neste sábado.

A nossa equipe, sempre preocupada com a verdade, foi ao Cartório Eleitoral da 130ª Zona Eleitoral de SFI. Lá, fomos recebidos às 18h por Jorge Louback, Chefe do Cartório, que naquele momento disponibilizava para a Rádio, como ele mesmo disse, “com o intuito de mostrar a transparência dos trabalhos da justiça eleitoral”, o teor da sentença citada na postagem anterior. Queríamos entender o motivo do burburinho da nova eleição, já que até aquele presente momento, a sentença condenatória de Marcilene e Roxinho nada tinha de relação com o Prefeito Beto Azevedo.

Bom, talvez um erro de interpretação tenha feito com que os factóides se propagassem. É que de maneira inteligente o Juiz encerrou a sentença com o seguinte texto:

“Certifique o Cartório, o percentual de votos até então válidos atingidos pela presente sentença para efeito de eventual reconhecimento do artigo 224 do Código Eleitoral. Constatada a previsão legal comunique-se imediatamente ao TRE a necessidade de realização de novas eleições”

Se o leitor esquecer a primeira parte do parágrafo supracitado, e se ater à última frase... Xiiiiii! Vai acreditar mesmo que teremos novas eleições e quem assumiria seria o presidente da Câmara de Vereadores.

Para julgar o processo, o meritíssimo não se importou (e não precisava mesmo) com o número de votos obtidos pela candidata, nem tão pouco se a candidata venceu ou perdeu, pois se fosse assim, por que julga-la? Ela perdeu, correto? (Isso é justiça. Parabéns à Justiça Eleitoral Brasileira. Chega de impunidade nesse país! Errou, tem que pagar. E isso vale pra todos.) Muito bem, voltando à questão do artigo 224 (fala da nulidade da eleição, caso os votos nulos somem mais da metade) o juiz apenas pediu para o Cartório se certificar se os votos válidos dos réus, que automaticamente com a cassação das candidaturas se tornaram nulos, iriam mudar o quadro eleitoral. Por enquanto nada muda, pois o Prefeito Beto foi eleito com ampla vantagem.

E nunca é demais lembrar: quem é julgado na primeira instância não pode ser condenado em definitivo, pois cabe recurso. Portanto, recorrer é um direito de todos, e até que prove o contrário, todos são inocentes até a última possibilidade de recurso.

De novidade não há nada oficial. Caso durante o fim de semana brotem novas especulações, essas só poderão ser confirmadas na segunda-feira, e deixemos a equipe de funcionários do Cartório Eleitoral descansar em paz neste fim de semana, eles merecem.

16 comentários:

Anônimo disse...

Olá caro Paulo Noel...
Aqui quem escreve é um assíduo leitor de seu Blog e ouvinte da Rádio São Francisco FM, quero deixar bem claro que apesar de ser um cidadão São Franciscano, não moro no município, mas sempre que posso fico ligado nas notícias da cidade, e além disso não faço parte de nenhum partido ou segmento político, mas queria deixar claro aqui que nçao concordo com a falta de imparcialidade com que a Rádio São Francisco e seu Blog trata dessa questão política que envolve nosso município. Concordo que se alguém errou, tem que pagar perante a Justiça, mas você e todo povo São Franciscano concordam comigo que esse pleito que houve no ano de 2008 foi uma vergonha para todo povo São Franciscano e para a democracia em que vive o nosso país. Acho que vocês da Rádio e do Blog, deveriam também não so dar destaque ao que acontece com o grupo político contrário de vocês mas também dar destaque ao que acontece e ao que aconteceu na campanha política do Beto Azevedo da "Saúde" que de saúde não tem nada, pois a ultima vez que precisei da saúde do município, foi um Deus nos acuda, e espero que não precise nunca mais. Espero que meu comentário seja postado aqui no blog, pois acredito no trabalho sério e imparcial desenvolvido pela Rádio São Francisco FM e por seu Blog. Desde já agradeço o espaço.
João Luiz, cidadão São Franciscano, residente em Campos, porém sempre atento.

Marcelo Bessa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcus disse...

Parabéns ao jornalista por lembrar que até o trânsito em julgado ainda não há condenados.
Qualquer que seja a decisão final, que a Justiça prevaleça, em benefício da democracia, o mais livre possível da influência do poder econômico.
No que tange a esse pleito, outras Ações estão em andamento e, conseqüentemente, novas decisões a caminho.
A população só deseja o império da moralidade.

Anônimo disse...

Com certeza vergonha seria pra nós se a candidata que tanto roubou em Campos passasse a roubar aqui. Vc que mora aí dev saber melhor q eu. Acho q vc anda meio desenformado meu caro amigo. Se o prefeito Beto Azevedo da "Saúde" não fosse o melhor para esta cidade, não teria a qtd expressiva de votos que teve. A saúde de São Francisco vem melhorando a cada dia e não só ela, mais tudo nesse município vem crescendo e tende a crescer mt mais. Mais vc morando em Campos não vai saber de nada daqui msm, até msm sobre a rádio, q não só fala dos adversários do prefeito mais cobra dele e da prefeitura quando ela está errada e diferente dos adversários e do outro prefeito, o atual sempre está disposto a responder a qualquer dúvida e reclamação do cidadão sanfrancisco. Passe a morar aqui e a conhecer melhor o prefeito e sua equipe para depois vir escrever bobagem nesse espaço.
Silvio - São Fco

Anônimo disse...

GOSTARIA APENAS QUE SILVIO MOSTRASSE ONDE ESTÃO AS TAIS MELHORIAS PROPALADAS POR ELE,SAÚDE ONDE?TRANPORTE NÃO TEMOS,PAGAMOS PASSAGEM DE PRIMEIRO MUNDO COM ONIBUS DE TERCEIRO,EDUCAÇÃO,O NOSSO PREFEITO PREFERE MANTER OS CURRAIS ELEITORAIS E O SALARIOS SEMPRE PAGANDO ATRASADO ENTÃO ONDE ESTÃO AS MELHORIAS?
MARCOS ARAUJO.TRAVESÃO DE BARRA

Júnior - São Fco disse...

Olá...
Concordo com algumas palavras do João.
No Ultimo movimento democrático que tivemos, a Rádio junto com o Blog, não postava matérias em relação a prefeitura de Campos, mais quando saiu o comentário da "Operação Telhado de Vidro", a primeira coisa que vocês fizeram foi postar ao Blog e pricipalmente o nome de Marcilene Nunes, sem saber se realmente ela foi envolvida na Operação, resumindo, estragando a imagem política dela no município, e foi o que voc~es conseguiram!
Acho o trabalho de vocês muito sério, e ao mesmo tempo, bem "puxa-saco" do atual governo.
Antes da "verdadeira mudança" tomar posse, toda semana tinhamos matérias postadas ao Blog e no Ar, mais será que hoje, realmente acabou os problemas do município?
Res: Claro que não, hoje quando liga algumén para a Rádio, vocês apenas apuram os fotos e comunica a secretária responsável, o que na era Pedro Cherene, criava até polêmica.
Será que Marcilene Nunes errou na campanha, será que o adversário foi, limpo, digno, honesto? ou será que faltou a "imprensa" divulgar?
"... Acho que vocês da Rádio e do Blog, deveriam também não so dar destaque ao que acontece com o grupo político contrário de vocês mas também dar destaque ao que acontece e ao que aconteceu na campanha política do Beto Azevedo da "Saúde" que de saúde não tem nada...".
Acredito no trabalho sério e imparcial desenvolvido pela Rádio São Francisco FM e por seu Blog. Desde já agradeço o espaço.
Obs: Isso que descrevi acima, e apenas o meu ponto de vista ao assunto.

Anônimo disse...

Caro amigo Paulo Noel, desde já queria agradecer por ter postado meu comentário, e queria dizer que sempre acreditei e sempre continuarei acreditando no trabalho serio que a Rádio São Francisco FM presta ao povo São Franciscano e também este blog. Bom deixando de lado os elogios, queria dizer mais uma vez não faço parte de nenhum grupo politico e nem tenho vontade alguma de fazer parte, mas respeito os que fazem e não poderia deixar de responder o comentário do amigo Silvio que disse que a saúde do município vem melhorando, se ele falasse que algo em São Francisco estivesse melhorando, talvez nem argumentasse aqui, mas ele falar que a saúde está melhorando, aí tenho que argumentar, talvez o desenformado não seja eu, e sim o amigo que talvez nunca tenha precisado do serviço de saúde do hospital Manoel Carola do Ponto de Cacimbas, no qual o nosso Prefeito Beto Azevedo da "Saúde"(EM QUEM CONFIEI MEU VOTO, DIGA-SE DE PASSAGEM) disse que passaria os primeiros dias do seu governo lá, para que pudesse sanar todas as necessidades que lá existia, e que na verdade continua a mesma porcaria.
Mais uma vez gostaria de agradecer a oportunidade e queria dizer que não estou aqui pra discutir política com ninguém, até porque meu interesse é o melhor para São Francisco pois apesar de morar em Campos, tenho casa em São Francisco e me considero muito mais cidadão São Franciscano do que Campista e talvez saiba mais de São Francisco do que muitos que moram ai.
Desde já agradeço o espaço e espero continuar contando com o mesmo...abraços...
João Luis, cidadão São Franciscano, sempre atento...

Marcos disse...

Gostei da matéria, só não concordo com o final. Acho que pelo menos um funcionário do cartório eleitoral não merece descansar no final de semana: o fofoqueiro que começou a espalhar o boato. Com toda a certeza o boato surgiu de lá. Quiz dar um furo de reportagem e se deu mal.

Paulo Noel disse...

Olá Junior. Agradeço o acesso ao Blog. A título de esclarecimento o Blog e a Rádio nunca citaram o nome de Marcilene Nunes em envolvimento no "Telhado de Vidro". Faça uma pesquisa nas matérias aqui postadas e vc. vai constatar o que estamos afirmando. Na Rádio toda matéria tem o contra-ponto, ouvimos sempre o contraditório. Sempre o direito de resposta é respeitado conorme prevê a Lei e o bom jornalismo. Aqui no Blog também. Mas é necessário que o internauta se identifique.Aliás o ideal seria que o internauta escreve o nome completo, se possível com o telefone. Aqui o que interessa é a verdade, sempre a verdade. Por isso a nossa credibilidade junto a opinião pública. Só não aceitamos comentários ofensivos. No mais agradeço. Paulo Noel.

Anônimo disse...

Olá a todos, mais concordo com algumas palavras ditas pelo Júnior sim Paulo Noel.
Quando saiu a "Operação Telhado de Vidro" de Campos, realmente vc postou em seu Blog sim, até uns dois mese atrás estava vendo todas as matérias de seu Blog, e a Matéria estava postada sim em seu Blog, se hoje ela não se encontar mais ai, é sinal que alguém apagou, até tinha email's de respostas do nosso amigo Allan Jones.
Acho o trabalho de vcs muito importante para a população de São Francisco, afinal é a nossa principal imprensa é a rádio e o Blo do Paulo Noel, mais nesta questão da "Operação", eu discordo plenamente de vc

Paulo - São Francisco.

Dalva Miranda disse...

Pergunta-se a esse cidadão sãofranciscano morador de Campos e que diz ter acreditado e votado no Beto qual o interesse dele tecer críticas ao governo Beto Azevedo;realmente,ele falou que ficaria,mas vale lembrar que nos primeiros dias,muita coisa que não estava nos planos veio a acontecer,como enchentes e que o prefeito juntamente com a sua equipe esteve presente enfrentando a calamidade no município e a partir daí,partiu pra Brasília e Rio de Janeiro,pra buscar recursos para o nosso município ;oxalá tudo estivesse uma maravilha todos os setores ,mas não podemos esperar que em 3 meses de administração possa ser sanado todas as questões administrativas e resolver tudo que foi destruido em 8 anos de governo de pedro cherene;todo inicio é difícil e não devemos cobrar tanto,a casa está sendo arrumada,principalmente que veio de um governo cheio de turbulencia,de fracassos...a unica coisa que podemos fazer é torcer que tudo chegue aos devidos lugares.E lembrando que o assunto em destaque é a ação da candidata do PSB 40,não entendo pq tecer críticas ao Governo Beto azevedo;quem foi julgada foi a Marcilene e vc Paulo Noel nunca citou o nome dela em respeito a Lei eleitoral; qto ao envolvimento no Escândalo de Campos que ela se permitiu estar envolvida e pra isso existe o nome dela citado arrolado,e,a imprensa de Campos e até nacional mostrou a ex-controladora e seu envolvimento,ainda que não podemos entender pq a Operação telhado de vidro ainda não voltou p/levá-la .

Anônimo disse...

Bom dia Paulo Noel. Aqui quem escreve é a Dáfene de São Francisco de Itabapoana, alguns comentarios maudosos contra nosso prefeito esta sendo feito. Esse povo que vem falando que o governo não está indo, sabe porque? porque não conseguiu emprego na prefeitura e quer ganhar parado, mas como o Beto Azvedo não gosta de marajá nas prefeitura encomoda muitas pessoinhas. Deixo bem claro que não trabalho em prefeitura muito menos ganho parada tah? se o Beto é prefeito foi escolhido pelo povo e não como outras pessoas tentaram de tudo para vencer as eleições inventando noticias mentirosas, levando onibus com algumas pessoas para comicios oque é proibido na eleição, então que não tem nada para fazer vai lavar roupa, jogar buraco, não fique inventando história ou interpretando mal as coisas, estude para ter uma interpretação boa. Agora rádios clandestinas da cidade ficam falando mal do prefeito, fique sabendo que ja tem um mandado de busca e apreensão para algumas pessoas que estão a frente de rádios piratas. Ok cuide-se.

Anônimo disse...

concordo com dalva... afinal só são 3 meses de governo, tudo precisa ser organizado, mas tenho certeza q até o final desse ano estará tudo regularizado, como ela disse em questao as chuvas no fim do ano passado, nos seus últimos dias de mandato o prefeito Pedro Cherene nada fez por nós, o governo Beto teve q entrar, q ai teve caminhoes de areia, caminhão bomba, e apesar de todos esse acontecimentos o turismo foi maravilhoso, o nosso municipio recebeu milhares de pessoas, msm tendo acontecido tudo isso, vcs querem ter pretesto pra falar... e enquanto ao salário é mentira q sai atrazado, pois os pagamentos sempre saem nos dias certos.
e a saúde se ainda está ruim, oq vale esperar mais uns dias?? todos não ficaram com 8 anos de saúde horrivel??? 3 meses perto de 8 anos é pouco demais neh?
bom é isso..

gabriella - são francisco

Anônimo disse...

Aos que estão torcendo pela cassação definitiva de Beto deixo aqui uma pergunta: Vcs preferem mesmo,em sã consciencia, que Beto seja afastado e que Tininho passe a governar nosso município?

Jony Bellevy

Sandra disse...

A memória desse povo é tão curta e insana que até faixa em Barra de Itabapoana ainda existe adeptos aos desmandos de Pedro Cherene com os dizeres "Só SEU PEDRO PRA DAR JEITO NISSO"acharam pouco a destruição,ou estão sentindo falta da maracutaia?Será possível que ainda estão velando defunto enterrado?O nosso Município parou no tempo,andou pra traz como caranguejo e permaneceu na lama durante 8 anos,não !é inacreditavel que pessoas que vivem nesse torrão e que tenham amor a sua terra e que querem um futuro melhor para os seus ainda queiram continuar no dominio de um homem que só trouxe derrotas,que destruiu o município e mesmo depois de uma resposta nas urnas em represalia à má administração desse governo que se intitulou DE PAZ e que só trouxe Noites mal dormidas,que há muitos perseguiu,que desviou verbas e não trouxe desenvolvimento algum,ao contrario ,destruiu tudo que o seu antecessor construiu,tirou o alimento da boca do pobre,sucateou escolas,principalmente as municipalizadas que apanhou equipada com toda a estrutura montada,onde a criança tinha merenda de qualidade e material farto em troca,serviu merenda deteriorada,material escasso e profissionais de péssima qualificação da direção aos professores sem capacitação e passou um furacão destruindo tudo e o vendaval carregando os alunos reduzindo a um minimo de alunos que hj justifica o fechamento de algumas Unidades Escolares Estaduais,muitas fechadas no governo pedro Cherene e continuando no atual Governo...se não tem o aluno não se pode ter o professor,antes tinham os alunos e faltava o professor na Rede Estadual,municipalizou em conformidade com a Constituição que prevê que é de RESPONSABILIDADE DOS MUNICIPIOS o ENSINO FUNDAMENTAL,mas mesmo assim,desde que os MUNICIPIOS possam ARCAR com as RESPONSABILIDADES,em nosso Municipio municipalizou o Ensino de olho nas verbas e no entanto,consumiram as verbas ,sucatearam ,herdaram indevidamente os equipamentos e mobiliarios pertencentes as A.A.Es Estaduais desviando para a rede municipal e finalmente,não souberam conduzir e preservar o patrimonio das comunidades,ocasionando fechamento da maioria; fecharam as portas das Escolas para futuramente dar espaços aos vandalos e quem sabe abrir portas de cadeias.Essa foi a herança que tivemos do Governo Pedro Cherene e seu grupo inconsequente .é muito mais louvavel se fazer um trabalho de coincientização dentro da Comunidade,dar condições de trabalho com profissionais compromissados com a educação do que a criança passear de onibus arriscando vidas nas estradas pq querem estudar na ESCOLA B pq lá é melhor,deixando a escola A vazia,nunca existiu mais de um sistema na Rede publica,existe sim,as Redes mantidas e administradas por Governos diferentes(Municipal,Estadual e Federal) se tem na localidade X uma Escola que atende a demanda de alunos do primeiro segmento é lá que a criança precisa estar,proximo da sua casa,e assim que necessitar de um segundo segmento tendo o transporte pra facilitar o acesso à unidade mais próxima que atenda a sua modalidade;não existe escola da rede publica melhor do que a outra,o que se vê é DIREÇãO e CORPO DOCENTE com diferentes formas de atuação,alguns comprometidos e compromissados com a Educação e outros que encaram o ensino como o jogo do empurra(empurra com a barriga)e no final do mês receberem seus salários que não são nada convidativos.E por sua vez quem deveria cuidar para melhorar a qualidade opta por fechamento ,dando uma demonstração de que também não tem compromisso com a Educação.É tempo de Mudanças,e daí uma sugestão...ao invés de fechar ,chegou a hora de abrir as portas das que foram fechadas no governo anterior,pq se todos tiverem o mesmo pensamento estaremos perdidos,nunca iremos erradicar o analfabetismo e estaremos incentivando o jovem a ter outro rumo,ao invés de fechar devolva ao Estado para mantê-las ,lembre-se que o Predio Público é um Patrimonio nas comunidades a ser Conservado e Preservado,elas não podem ir as ruinas por incompetencia de quem está frente da EDUCAÇÃO ;MUNICIPALIZAÇÃO nunca foi SINONIMO DE FECHAMENTO.

Eraldo Barbosa Tavares disse...

Quase 18 mil eleitores escolheram Beto Prefeito dessa cidade,após o resultado,muitos adversários se disseram eleitores de Beto,seria interessante sabermos numa possivel recontagem quantos votos seriam hj?Deve passar de 20 mil,pq muitos se arrependeram ou golpearam para se beneficiar de um cargo,mas vale lembrar que se quisessem Beto eleito não estariam pedindo votos p/os adversários,deveria ter a ombridade de não se aproximar para obter uma vaga,a menos que estejam lá com outras finalidades ou seja,denegrir a imagem da nova administração e servindo de mensageiro para o outro lado,pq no dia de hj,muitos foram flagrados botando conversa fora mediante uma decisão judicial que embora sendo sentença ainda cabe recursos e tanto que o Prefeito Eleito pode continuar administrando e recorrer da decisão ,não sendo afastado como foi o anterior,mesmo cassado governou com liminar durante 8 anos ,mas governou cassado e o processo dele não foi ainda julgado.Seria mais honesto estas pessoas que já deixaram cair a máscara de cara de pau entregarem seus cargos,pq Beto continuará Prefeito dessa cidade,pela vontade de Deus e pela escolha da maioria,o despreparo de muitos fazem interpretações,suposições,cometem injurias,injustiças,mas a verdade aparecerá...A justiça da Terra falha...os julgamentos acontecem,cabe defesa aos criminosos ,acusações de inocentes,agora não julgue pra n ser julgado...A vontade de Deus prevalecerá,e,Deus ama o nosso Município e sabe o que é melhor pra todos nós.O nosso Município precisa sair desse quadro crítico em que foi colocado por quem recebeu titulo de melhor do Brasil e o pior do Município e devemos cobrar mudanças sem exigir que o que ruim a vida inteira,foi péssimo durante 8 anos ser resolvido em apenas 3 meses,devemos ter a ombridade de reconhecer que já houve mudanças,já existe diferença,não é o ideal ,mas já teve um avanço,a saúde principalmente foi toda sucateada,é preciso melhorar a estrutura,buscar recursos com parcerias para ter qualidade,vamos ser pacientes esperançosos que dias melhores virão;não é só S FRANCISCO a ter uma saúde doentia,administrar com os olhos e com a língua é fácil principalmente qdo somos adversários políticos,o governo só é bom qdo me dá um emprego ou emprega todos da minha família,aí não me importo se a população do município precisa de comida,remédios,escolas,assistencia,se as ruas estão asfaltadas,se tem a segurança pública ,saneamento.Não é justo e nem correto outro Governante senão o escolhido pela vontade do povo e com uma expressiva votação jamais vista em nosso município,seria grosseiro de minha parte,só pq n votei nele querer torcer contra o progresso da minha cidade.Votei no Beto,acredito nele e torço por verdadeiras mudanças,reconhecendo que muita coisa precisa ser mudada ainda,até mesmo o salto alto de alguns que estão no escalão do nosso Governo bem como,a presença de pessoas que fizeram parte do governo de pedro e não souberam honrar os cargos que ocuparam.