domingo, 22 de agosto de 2010

Populares assistem à Ponte da Saudade virando brasa

Zona rural isolada, no limite de SFI com Campos, na localidade de Cajueiro, próximo ao assentamento do MST




A destruição da ponte de madeira, que deveria ser de concreto, teria custado aos cofres públicos da prefeitura de Campos dos Goytacazes, segundo moradores, cerca de R$160 mil. Agora, destruída, isola dois municípios através da zona rural, justamente no limite de São Francisco de Itabapoana com Campos dos Goytacazes. Foi a revolta dos moradores, com mais uma morte de um produtor rural, que motivou a manifestação radical de populares que atearam fogo em pneus jogados no meio da ponte para que fosse destruída. Toda produção de abacaxi, cana-de-açúcar, do leite e do gado de corte está prejudicada, enquanto os moradores apelam às autoridades para que construam uma ponte de concreto que garanta segurança a todos. A falta da ponte vai, também, trazer transtornos aos alunos que passavam diariamente para estudarem em Florestinha, localidade pertencente a SFI. O Blog chegou a tempo de capturar essas imagens para tristeza de toda uma comunidade que vive do que produz e exige dignidade por parte das autoridades para trabalhar a terra e ter, nesta ponte, um elo para escoamento da produção dos trabalhadores rurais. No local fomos informados que representantes da Defesa Civil da prefeitura de Campos dos Goytacazes estiveram vistoriando a ponte antes da revolta dos moradores. Não sabemos qual foi a opinião da Defesa Civil. Mas para os leigos, era visível a precariedade e o risco que a ponte estava oferecendo para os motoristas que por ali passavam.
.

Assista aqui entrevista, em vídeo produzido pelo blog, que aborda a reportagem acima. Participam da entrevista populares e o secretário de Agricultura da prefeitura de SFI Nival Ornelas.

2 comentários:

╚►♔Srtª Barreto♔ ◄╝ disse...

Essa ponte já levou uma
vida, agora levou a do meu PADRINHO, se isso ñ foce feito, quem seria o proximo.
Será que mais uma familia teria que ser destruida para alguém tomar providencia?

Anônimo disse...

O certo foi feito em ter colocado fogo nesta ponte,porque ela trazia perigo para todos que por ali passavam e agora será que as autoridades dos 2 municipios irão fazer uma ponte dessente para a comunidade??? E no funil tabem tem uma ponte na mesma situação! Só irão providenciar a melhora depois que acontecer a morte de alguma pessoa q ue por ela passa!!! Eles fazem isso porque não são familiares deles que por alí passam!!!! AUTORIDADES DOS 2 MUNICIPIOS!!!!!!!!!