terça-feira, 24 de agosto de 2010

Reunião da Coopromib mobiliza produtores rurais de São Francisco

Na tarde desta segunda-feira (23/08), produtores rurais e pescadores de São Francisco de Itabapoana se reuniram na nova sede da Cooperativa dos produtores da Microbacia Hidrográfica de Imburi de Barra (Coopromib). A reunião aconteceu para esclarecer sobre a reativação da Cooperativa e o melhor uso da linha de crédito rural para ampliar a produção do produtor no município.

Na ocasião, o técnico de pesquisa da Universidade Estadual Norte Fluminense (UENF), José Paccelli, falou sobre as ocorrências climáticas e os acidentes ecológicos que aconteceram na região. “Neste ano aconteceram vários incidentes climáticos. O prefeito Beto Azevedo, sensível ao momento, decretou, no início do ano, situação de emergência quando a seca atingiu a produção agrícola e pecuária do município. Agora é o momento em que todos devem se unir para que o trabalho traga bons rendimentos”, salientou o técnico.

O analista da Superintendência do Banco do Brasil, Luciano Santos Filho explicou sobre o funcionamento dos benefícios e a utilização da linha de Crédito Rural.

O presidente da Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FAERJ), Rodolfo Tavares, esclareceu aos produtores sobre a necessidade de uma reorganização para agregar valor à produção final. E esclareceu ainda sobre a melhor forma de utilizar o crédito. “O crédito rural quando bem utilizado é uma ferramenta para ampliar a produção de cada um. É importante que seja utilizado no momento certo e na medida certa”, afirmou Tavares.

De acordo com o presidente da Coopromib, Sigmaringa Reis, o município tem potencial para crescer. “Temos uma boa infraestrutura, tanto geográfica quanto hidrográfica. Possuímos atividades tradicionais na agropecuária, na agricultura e na pesca. O que falta agora é juntarmos forças para fortalecermos a nossa cultura regional”, comentou Sigmaringa.

Também estiveram presentes na reunião o secretário de Planejamento, Marcelo Garcia, o Procurador Geral do Município, Enaldo Barreto, vereadores, representantes da Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba (INEA) e técnicos da EMATER – RJ.

Ascom-SFI
Foto: Flori Fernandes

Nenhum comentário: