quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Países do Oriente Médio querem investir 51 milhões de dólares em São Francisco

Esta notícia foi dada na manhã desta quinta-feira (25/11) pelo presidente da COOPROMHIB, Sigmaringa Reis
Foto: Magno Paes
O setor rural de São Francisco poderá ter uma injeção de recursos da ordem U$ 51 milhões para ampliação e melhoria da qualidade da produção de frutas in natura a fim de exportar para países do Oriente Médio. Estes investimentos viriam como capital estrangeiro para investir no aumento da produção, recuperação das instalações e reaparelhamento em máquinas e equipamentos da Cooperativa dos Produtores e Pescadores da Microbacia Hidrográfica de Imburi de Barra (COOPROMHIB) visando a exportação de produtos para aqueles países.

Esta notícia foi dada na manhã desta quinta-feira (25/11) pelo presidente da COOPROMHIB, Sigmaringa Reis, em reunião realizada com o prefeito Beto Azevedo e todo o seu secretariado. Professores da Universidade do Norte Fluminense (UENF) também participaram da reunião.
Na ocasião foram apresentados os históricos e os trabalhos desenvolvidos pela cooperativa e o sindicato, além da exibição do estudo preliminar para recuperação imediata do projeto da COOPROMHIB na atividade frutífera. A princípio a cooperativa vai exportar derivados de leite e frutas in natura (abacaxi, côco, goiaba, limão, manga e maracujá).
De acordo com o Sigmaringa Reis, os investidores ficaram encantados com o sabor do abacaxi sanfranciscano. “Eles importam abacaxi de outros países, mas nenhum tão saboroso quanto o nosso. Nossa meta é começar a exportar abacaxi a partir de julho do ano que vem”, contou Sigmaringa. Na próxima semana uma comitiva brasileira de 25 pessoas vão ao Oriente Médio com mais amostras das frutas. Assim que retornar da viagem a articuladora institucional, Marlúcia Gusmão, se reunirá com os produtores rurais para contar como foi o encontro.

A cooperativa tem contado com o apoio da Agência de Promoção as Exportações (APEX), além dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura. O governo estadual, alguns parlamentares e universidades também tem ajudado no empreendimento.
O prefeito Beto Azevedo destacou a importância do investimento para o município. “Este investimento é de grande importância para o futuro do nosso município não só pelo dinheiro investido aqui, como pelo número de trabalhos que serão gerados. Também quero ajudar este projeto a dar certo”, enfatizou Beto.

Cursos

O sindicato rural juntamente com a COOPROMHIB, através do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e da Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FAERJ), vão oferecer mais de 45 cursos a partir de janeiro de 2011. A inscrição e os cursos são gratuitos. Os interessados devem procurar o sindicato rural através do telefone: 2789-1142. (Ascom - SFI)

Um comentário:

Anônimo disse...

Paulo Noel, leio seu blog todos os dias e gosto muito de me sentir perto da cidade onde nasci, mesmo estando em BH. Hoje eu soube que o medico que fez acesaria das minhas duas filhas aí no Ponto, sofreu um acidente e está mal. Falo sobre o dr. Marcos Valle. Sera possivel dar alguma noticia sobre o assunto. Michele Aparecida BH