domingo, 21 de novembro de 2010

Pontal é tema de exposição fotográfica com alunos da UNIFLU/FAFIC



.
O Projeto Barca da Ciência, desenvolvido pelo Espaço da Ciência Maria de Lourdes Coelho da Anunciação e que tem por objetivo proporcionar uma aula de campo pela foz do Rio Paraíba do Sul a bordo de uma escuna, foi o ponto de partida para a realização da exposição fotográfica o Um Pontal em mim. Aberta na noite da última quinta-feira (18), a mostra permanecerá até o dia três de dezembro, na entrada principal do Centro Universitário Fluminense (INUFLU/FAFIC), na cidade de Campos dos Goytacazes.

Idealizada pelo professor de Fotografia da INUFLU/FAFIC, Edmilson Mota, a exposição é fruto de um trabalho didático na área de Linguagem Fotográfica, realizada no dia 17 de outubro dentro do Projeto Barca da Ciência. Nela, 50 alunos do 4º e do 6º de Artes Visuais da Universidade registraram particularidades do pontal, como fauna, flora, personagens e a interferência negativa do homem no ecossistema, resumida em imagens de detritos jogados no local.
— Estamos trabalhando em sala de aula o gênero fotográfico documentação social, um estilo de fotografia que revela fatos gerais dos acontecimentos da cidade, do estado e do país, incluindo a fotografia de tragédia, denúncia e degradação, por isso escolhemos o Pontal de Atafona — explicou Edmilson.

A coordenadora do Espaço da Ciência, Izabel Gregório, esteve presente na abertura do evento e demonstrou o desejo em levar a exposição para São João da Barra. “O convite foi feito e esperamos realizar essa mostra durante o verão, no Espaço da Ciência, na praia de Atafona”, disse, destacando que a iniciativa é mais um dos desdobramentos positivos do Projeto Barca da Ciência, iniciado em janeiro de 2010 e que ultrapassou recentemente 100 aulas de campo, com aproximadamente 3 mil participantes.

Morador de São João da Barra, Luan Abreu, aluno do 6º Período de Artes Visuais na FAFIC, é um dos integrantes da exposição. “É uma experiência que todos deveriam viver. A idéia de conscientização, preservação da natureza e técnica fotográfica foi atingida com êxito e as imagens não perderam nada para lentes de grandes profissionais, já que a idéia central era experimentar o que nós, alunos, aprendemos a respeito da fotografia em termos técnicos, intuitivos e com certeza botamos a mão na massa”.

Barca da Ciência -
O projeto proporciona a turistas e moradores, a bordo de uma escuna, uma abordagem relacionada a questões ambientais no Rio Paraíba do Sul e sua foz em uma aula de campo envolvendo História, Geografia, Biologia, Educação Ambiental e Educação Cultural. Com abrangência regional, o público alvo são alunos e professores do município e integrantes de cursos em diferentes cidades do estado do Rio de Janeiro, como Campos dos Goytacazes, Cabo Frio, Rio das Ostras, São Fidélis, Miracema e de outros estados, como os catarinenses do município de Balneário Barra do Sul.

Os passeios, com partida do Cais do Imperador, duram cerca de 5h, com parada na Ilha da Convivência, onde é ministrada uma aula sobre o manguezal e sua importância. Nesse momento os participantes podem vivenciar o ecossistema em suas mais variadas formas. Ao longo do trajeto, a intensa relação do Rio Paraíba do Sul com o município de São João da Barra é passada aos passageiros.

Nenhum comentário: