quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Petrobras encerra simulados de derramamento de óleo em Macaé

Simultaneamente, foi simulado o combate à poluição por óleo em alto-mar com parcticipação de barcos e equipamentos especiais.
Foto: Assessoria de imprensa da Petrobrás.

A Petrobras realizou na manhã desta quarta-feira, 24, simulados de resposta a derramamento de óleo, com um cenário na Praia do Pecado, em Macaé e outro em alto-mar, com vazamento de 585 barris de óleo, ocorrido hoje, por volta das 8h10, no navio-plataforma FPSO Cidade de Niterói, localizado no campo de Marlim Leste, na Bacia de Campos, a cerca de 120km da costa. Logo que a ocorrência na praia foi identificada, agentes de limpeza da Petrobras e equipes do Centro de Defesa Ambiental (CDA) se deslocaram para lá, onde fizeram a limpeza de 2 km de areia, supostamente contaminada por pelotas de óleo, representadas por pipoca sem tempero. As equipes utilizaram rastelos, peneiras, carrinhos de mão, bags (sacos apropriados para o armazenamento de resíduo), embarcações e aeronaves. Toda a operação em terra foi acompanhada e avaliada por técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA. Simultaneamente, foi simulado o combate à poluição por óleo em alto-mar com parcticipação de barcos e equipamentos especiais.

Estes simulados são um cumprimento a uma exigência da resolução Conama 398. Na Bacia de Campos, são realizados vários simulados auditados interna e externamente. Anualmente, são previstos no Plano de Emergência para Vazamento de Óleo, quatro simulados de vazamento de óleo. O cronograma e local de realização desses exercícios são previamente negociados com o IBAMA, podendo incluir cenários de mar, de terra ou ambos.

Nenhum comentário: