quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Menino de 11 anos está desaparecido após se afogar em Santa Clara

Três pessoas da mesma família entraram no mar e se afogaram

Fotos: Vinícius Berto





Era pra ser um fim de ano de alegria para uma família de Niterói, que veio passar as festas de natal e réveillon na casa de familiares em Santa Clara. No final da manhã desta quarta-feira (21), por volta das 11h30, em frente ao Hotel Mineirão, uma mulher e duas crianças, todos da mesma família, se afogaram no mar. Carlos Henriques da Silva Gomes, 11 anos, está desaparecido. A tia do menino, Arielma Ribeiro da Silva, 51 anos, foi levada em estado grave para o Hospital Municipal Manoel Carola e a terceira vítima, um menino de 6 anos, conseguiu ser salvo, sendo retirado do mar a tempo e não precisou de atendimento médico.

Os pescadores de Santa Clara trabalharam incansavelmente na tentativa de localizar o corpo da criança, mas até o término dessa postagem não havia sido encontrado. Assim que aconteceu o afogamento, o Corpo de Bombeiros foi acionado, entretanto uma guarnição só foi chegar por volta das 14h40 para ajudar nas buscas.

Eram cinco crianças na praia, e além de Arielma, Dona Adinéia Ribeiro da Silva, avó de Carlos Henriques, também acompanhava o grupo. “Eu não sabia que o mar era muito perigoso. Eles entraram na água, foi tudo muito rápido, e de repente vi meu neto acenando com a mão. Foi quando pedi socorro, porque percebi que ele estava se afogando”, disse a avó.

O blog ouviu Valdenil Vieira, 48 anos, mais conhecido como Barriga, morador em Santa Clara. Ele contou que, quando chegou, não viu mais a criança, e que, com a experiência adquirida em 10 anos como salva-vidas, fez os primeiros socorros a Arielma. “Fizemos a massagem cardíaca, a respiração artificial e conseguimos ressuscitá-la, mas não tivemos tempo para salvar a criança, que sumiu”, conta.

Muito abalado com o ocorrido, Osmar Ribeiro da Silva, 60 anos, tio da criança e anfitrião dos familiares, contou que estavam todos alegres com a presença dos parentes. “Estou morando há pouco tempo em Santa Clara, e estava muito feliz com a vinda de meus familiares. Eles ligaram e disseram que vinham passar o natal em minha casa. Que alegria recebê-los, mas não esperávamos que fosse um fim de ano tão triste, após tudo isso. A minha ficha ainda não caiu”, conta Osmar, que é motorista da Conceito, empresa que presta serviço à Secretaria Municipal de Educação.

Com o início do verão, que começa nesta quinta-feira (22), aumentam as ocorrências de afogamento no litoral de São Francisco de Itabapoana.

Em contato com a prefeitura fomos informado que está sendo providenciada a licitação para contratação de uma firma de salvamento marítimo que deverá começar a trabalhar a partir da virada do ano.

A Defesa Civil de São Francisco de Itabapoana faz um alerta aos turistas que nunca viram o mar ou que não sabem nadar: devem chegar com cautela ao litoral e terem muito cuidado com as crianças, que geralmente quando chegam a praia, vão correndo se banhar. O mar, de acordo com as marés, pode ser muito traiçoeiro. As correntes marinhas é que arrastam as pessoas para mar aberto. Mas todos lamentam o ocorrido.

8 comentários:

Unknown disse...

Noel espero que a prefeitura Municipal tome as providencias de colocar SALVA VIDA NAS PRAIAS . O NOSSO VERÃO JÁ COMEÇOU, AS CRIANÇAS JÁ ESTÃO DE FERIAS E AS PRAIAS ESTÃO ABANDONADAS. o QUE É ISSO ?? QUE GOVERNO É ESSE ? DEIXA AS COISAS ACONTECER PARA TOMAR AS PROVIDENCIAS. é funcionário ser receber, familias reclamando sem a ceia de natal , agora os turistas vem ao município e não encontra salva mar e criança morre na praia ! Pela amor de DEUS tenha misericórdia desse povo.
Paulo Noel , é um desabafo, não aguentarmos as coisas que vem acontecendo .
Um feliz natal ! Ainda não sabemos como vai ser o nosso, sem receber os atrasado .
Qual o critério de escolha para o pagamento ??? Ainda não sabemos.

Anônimo disse...

rita, para seu esclarecimento o salvamento marítimo conforme o decreto 7452 de 1984 é de competência do corpo de bombeiros do rj, portanto o serviço de salva vidas que o município de sfi faz é um esforço que o prefeito BETO tem feito para dar mais segurança aos turistas. Na hora em que for culpar alguém procure se esclarecer melhor para não ser LEVIANA!!!!
P.S.: BREVE VÃO CULPAR BETO PELA CRISE DO EURO!!!!!!!!

Luiz Geronimo disse...

Me parece que o "anônimo", ficou um pouco irritado. Tudo bem, "Dai a Cesar o que é de Cesar...". Então o problema de não termos uma guarnição do Corpo de Bombeiros em nosso município não é de responsabilidade de V. Exa. o Senhor Prefeito, certo? Então por favor, Sr. anônimo, poderia me explicar a qual cargo se aplica as atribuições abaixo?

• Governar a cidade de forma conjunta com os vereadores.

• Funções atribuídas às áreas políticas, executivas e administrativas.

• Representante do povo na busca por melhoria do município, oferecendo boa qualidade de vida aos habitantes.

• Reivindicar convênios, benefícios, auxílios para o município que representa.

• Apresentação de projetos de Leis à Câmara Municipal, sancionar, promulgar, além de publicá-las e vetá-las. Cabe ao prefeito também convocar a Câmara em casos excepcionais.

• Intermediar politicamente com outras esferas do poder, sempre com intuito de beneficiar o município.

• Representante máximo do município de forma legal.

• Atender à comunidade, ouvindo suas reivindicações e anseios.

• Quanto às funções executivas, cabe ao prefeito planejar, comandar, coordenar, controlar entre outras atividades relacionadas com o cargo.

• Zelar pela limpeza da cidade, manter postos de saúde, escolas e creches, transporte público entre outras atribuições.

• Administrar os impostos (IPVA, IPTU, ITU) e aplicá-los da melhor forma.

Sds, Luiz Geronimo dos Santos Silva

Anônimo disse...

Rita só vê coisas ruins do governo porque perdeu o empreg, senão estaria de olhos fechados.Aproveitar desse momento de dor da família para fazer política é demais.Pretende ser candidata?
Suely - Praça

Anônimo disse...

Luis Geronimo, corcordo com as suas palavras, de pessoas assim que o Prefeito precisa ao seu lado para governar com excelencia e não com pessoas que só pensa em si proprio.
Rita continue assim, firme com as suas para um são Francisco melhor, para todos nos.
feliz natal para todos do blog e municipes...
Fatima
sfi

Unknown disse...

Noel é com muito prazer que venho lhe pedir esse direito de resposta.
Primeiro não venho como candidata.Sou muito mais ASSOCIATIVISTA. Gosto DE ATENDER BEM E SER ATENDIDA.
Segundo. não perdi o emprego fui transferida por incomodar na NA SAÚDE.
Terceiro , a realidade doi. estamos sim com muitas coisas atrasada neste município e isso é muito prejudicial ao povo.
Não podemos fechar os olhos e dar amém, para o governo mesmos se estivéssemos do lado , não somos hipócrita.
A maior leviandade estar na situação que o povo passa sem poder reivindicar por medo de perder o emprego . COAÇÃO
Atenção . Vamos fiscalizar. sim.
Obriga Paulo Noel . Estamos ajudando ao povo .

Anônimo disse...

Sr.Luiz Geronimo.

Concordo com você de como deve ser uma Prefeitura e a postura do Prefeito e tenho certeza que o atual haveria de se comportar como descrito na sua reação. Acontece que o Beto não tem as verbas necessárias para assim agir, pois caso tivesse, tudo isto estaria acontecendo. Pessoalmente acho muito errado toda a critica que vem sendo jogada contra ele. Tudo de errado que acontece no Município é a culpa dele. Vamos ser realistas. O nosso Município nunca foi uma maravilha e temos muitos anos de atraso. Se cada um de nos usasse o seu tempo e sua energia para fazer algo de positivo tenho certeza que estaríamos bem mais longe. Chega de insultos, chega de reclamações, chega de criticas. Vamos ao trabalho!!!
Já vou adiantando, não sou funcionária, não sou política, não mamo na teta, sou uma simples cidadã que esta farta de só ouvir calunias.
PS. Rita 2012 não é candidate é esposa de um.
Lilian Gomes

jorge lucio disse...

"GRAÇA E PAZ, SEJAM COM TODOS"

Lilian Gomes, parabenizo a senhora (senhorita), por não ter se acovardado, se escondendo por um anonimato, por isso vou responder ao seu comentário. Sabe que tem até secretário que comenta como anônimo? A senhora (senhorita) disse que a Rita não é candidata mas é esposa de um. Nem todos que fazem o bem o fazem interessado em ser candidato, o fazem por amor. Poderia até ser candidato, bem que o sr. prefeito me convidou. Eu tenho meu candidato, já trabalho para ele há mais de quatro anos. Como sou um cara honesto, não vou traí-lo. Fique despreocupada, eu e a Rita, por não aceitar as condições impostas pelo partido, em não poder ajudar aos mais humildes, pedimos a nossa desfiliação. Nem partido nós temos. Feliz Natal e Ano Novo de Paz.